sábado, 24 de dezembro de 2016

ESPECIAL DE NATAL: DIA 24 - What Light - Jay Asher

Título: What Light
Autora: Jay Asher
Editora: Razorbill
Páginas: 256
Ano: 2016
Nível de inglêsFácil
Goodreads: What Light
Avaliação: ✭✭


Sinopse: A família de Sierra tem uma fazenda de árvores de natal em Oregon - é um lugar bucólico para uma garota crescer, exceto que todo ano eles fazrm as malas e se mudam para Califórnia onde eles arrumam as árvores de natal para o fim de ano. Então Sierra vive duas vidas: sua vida em Oregon e sua vida durante o Natal. E viver para uma sempre significa sentir falta da outra.  

Até que um natal em particular, quando Sierra conhece Calb, e uma vida eclipsa a outra.

Por reputação, Caleb não é o cara perfeito: anos atrás, ele fez um erro enorme e vem pagando por isso desde então. Mas Sierra vê além do passado de Caleb e se determina a ajudar ele a achar perdão e, talvez, redenção. Enquanto desaprovação, erros de julgamento, e desconfianças ficam em volta deles, Caleb e Sierra descobre a única coisa que transcende tudo mais: amor verdadeiro.

What Light é uma história de amor que é emocionante, afirma a vida e completamente inesquecível.

Review: Eu conheci a escrita de Jay Asher á muitos anos atrás, quando li Os 13 Porquês aos 10 anos de idade, mais ou menos, e achei o livro maravilhoso porém traumatizante, na verdade ele foi o primeiro livro da minha lista de "livros que recomendo mas nunca re-lerei". Anos depois, em 2013, ganhei de presente O Futuro de Nós Dois, livro em parceria com Carolyn Mackler, livro que eu achei que tinha uma premissa bem interessante, mas que faltou muito na hora de desenvolver. Descobri que What Light seria lançado totalmente por acaso e ao descobrir que ele era um livro de Natal acabei comprando na pré-venda no Book Depository, mas tava bem confusa sobre as minhas expectativas sobre ele.

O livro conta a história de Sierra, uma menina Oregon numa fazenda de árvores de Natal e que todo ano vai, a partir da véspera do Dia de Ação de Graças até o dia depois do Natal, para a Califórnia. A vida dela sempre foi assim, tendo seus pais se conhecido no mesmo terreno ondes eles ainda vendem as árvores de Natal quando ele também ajudava os pais deles com as vendas, mas ela tem uma regra de não namorar meninos da Califórnia, já que ela só passa um mês por ano lá, principalmente se eles trabalharem para os seus pais.
"As pessoas pensam o que elas querem. Isso é o que eu tenho que aceitar", ele disse. "Eu posso lutar contra isso, mas é exaustivo. Eu posso me sentir machucado por isso, mas é tortura. Ou eu posso decidir que a perda é deles." 

Tudo isso muda quando ela conhece Caleb, um menino lindo, mas que sua melhor amiga da Califórnia a aconselha a ficar longe porque os rumores dizem que ele tentou esfaquear a própria irmã que agora vive com o pai. Sierra até tenta, mas quando percebe o enorme número de árvores de Natal que o menino compra, ela não aguenta e vai perguntar pra ele o que ele faz com todas elas, e é assim que ela descobre que ele usa as gorjetas do trabalho dele para comprar árvores de Natal para os que não tem dinheiro suficiente para comprar uma.
"É o seu coração. Ninguém tem o direito de dizer nada sobre isso."

O casal vai se aproximando, mas ela precisa saber a verdadeira história por tás de todo o acontecido, e ao descobrir que a história é parcialmente real, mas ouvindo o lado dele da história, todos os porquês e acreditando que pessoas podem mudar, Sierra luta contra o tempo para ver as outras pessoas da cidade ver Caleb da mesma forma que ela vê, fazer o menino perdoar a si mesmo e ainda lidar com seus sentimentos enquanto se apaixona por ele sabendo que em poucas semanas ela vai voltar para casa e só restará pra eles um futuro incerto de uma relação a longa distância.
"Sierra, é Natal. Coloque um visco idiota em cima da cabeça dele e beija ele logo!"

Eu gostei bastante de What Light, e achei ele uma boa mistura dos dois livros do Jay Asher, enquanto ele tinha no começo um mistério sobre o que Caleb havia feito no passado, e isso se tornou verdade, ele não foi nem de longe tão cru e sofrido quanto Os 13 Porquês, e ele trouxe o clima de sériqe de TV adolescente que se tinha bastante em O Futuro de Nós Dois, e também um final mais raso e simples do que eu esperava, mas por ser um livro de Natal, isso não faz o livro ruim. Os personagens são super engraçadinhos e fazem um livro muito fofo, com uma leitura bem rápida e um clima bem gostoso e natalino. Se você quiser comprar o livro, que foi lançado mês passado em inglês, você pode comprá-lo no Book Depository por um ótimo preço, assim como eu comprei, aqui.

Gente, hoje foi o último dia do especial de Natal, porque amanhã é o dia! Então Feliz Natal e até semana que vem! 🎄🎅

Traduções feitas pela Crie Unicórnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário