quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ESPECIAL DE NATAL: DIA 22 - Clássicos do Cinema: Uma História de Natal

Título: Um História de Natal
Título Original: A Christmas Story
Atores: Peter Billingsley, Melinda Dillon, Darren McGavin
Gênero: Comédia
Direção:  Bob Clark
Duração: 1h34min
Lançamento: 18 de Novembro de 1983
País: Estados Unidos
Avaliação: ✩ 

Sinopse: Nos anos 40, Ralphie é um garotinho que sonha em ganhar uma bela espingarda vermelha de presente de Natal. A todo custo, tenta convencer seus pais superprotetores que esse é o presente ideal, mas ninguém parece querer ouvi-lo, e por vários motivos a espingarda torna-se um presente cada vez mais distante para ele.

Crítica: Esse é mais um filme de Natal clássico que eu nunca tinha assistido, mas fiquei muuuito curiosa para ver depois dele ser várias vezes mencionado no livro The Stocking was Hung que eu resenhei aqui no blog no começo do mês (e você pode ver aqui). O filme é baseado em alguns contos de Jean Shepherd presentes no livro In God We Trust: All Others Pay Cash.



O filme é contado pelo protagonista Ralphie Parker, já adulto, revivendo o Natal de sua infância onde tudo o que ele queria era uma espingarda vermelha de Natal.O menino faz tudo para tentar convencer seus pais a lhe darem isso, mas todos dizem que ele vai arrancar o próprio olho com a arma, incluindo sua professora, que lê a sua redação sobre a coisa que ele mais quer nesse Natal e o Papai Noel da loja de departamento que ele vai visitar.

Enquanto ele espera o Natal, acompanhamos a vida de Ralphie, que sofre bullying dos valentões da escola, sempre tendo que fugir deles, até que um dia um deles tira seus óculos e ele fica muito bravo e ataca o valentão dando uma sua nele, sua mãe tem que tirar ele de cima do menino e quando chegam em casa ela lhe dá um novo óculos para seu pai não brigar com ele. Já seus pais estão numa discreta briga ferrenha porque seu pai ganhou um abajur em formato de uma perna burlesca que ele deixa bem na janela da frente para todos os vizinhos verem e sua mãe odeia, o que vai trazer a ocasional "morte" da luminária.



O Natal chega e Ralphie fica muito decepcionado ao abrir todos seus presentes e não encontrar a sua tão querida espingarda. Depois de sua mãe o fazer vestir a roupa de coelho cor de rosa que sua tia mandou, no entanto, seu pai mostra pra ele um presente escondido que ninguém tinha visto e para sua felicidade é realmente seu desejado presente. Ele vai brincar no quintal  a espingarda realmente acaba o acertando no olho e no desespero para saber se ele ficou sem olho ou não ele acaba quebrando seu óculos. Para não levar uma bronca ele fala que foi acertado por um pedaço de gelo que o machucou e funciona, mas os problemas não estão resolvidos, já que os vários cachorros de vizinho que vivem entrando na casa dele roubam o peru de Natal e eles acabam tendo que comer comida chinesa. Mesmo assim o Ralphie adulto fala que aquele foi o melhor presente que ele já ganhou ou que algum dia irá ganhar.



Achei o filme bem fofo, apesar de realmente não entender o porque de ser um filme tão querido, apesar de seus vários momentos que viraram icônicos no cinema, não vi uma mensagem profunda, igual A Felicidade Não se Compra ou Milagre na Rua 34, mas talvez esse seja justamente o que faz esse filme tão tradicional, porque lembra uma época onde tudo era mais simples, e ainda mais, lembra da simplicidade e importância do Natal para uma criança de qualquer época. 🎄🎅

Veja o Trailer :


Nenhum comentário:

Postar um comentário