terça-feira, 20 de dezembro de 2016

ESPECIAL DE NATAL: DIA 20 - Clássicos do Cinema: Simplesmente Amor

Título: Simplesmente Amor
Título Original: Love, Actually
Atores: Hugh Grant, Emma Thmpson, Colin Firth, Keira Knightley
Gênero: Comédia, Romance
Direção:  Richard Curtis
Duração: 2h15min
Lançamento: 5 de dezembro de 2003
País: Estados Unidos, França Irlanda, Reino Unido

Avaliação: ✩ 

Sinopse: O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) se apaixona por uma de suas funcionárias, Natalie (Martine McCutcheon). Numa tentativa de curar seu coração, um escritor (Colin Firth) parte para o sul da França e lá acaba se apaixonando. Karen (Emma Thompson) desconfia que Harry (Alan Rickman), seu marido, a está traindo. Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark (Andrew Lincoln), o melhor amigo de seu marido. Sam (Thomas Sangster) tem por objetivo chamar a atenção da garota mais difícil da escola. Sarah (Laura Linney) enfim tem a grande chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem mantém uma paixão silenciosa. Billy Mack (Bill Nighy) busca retomar sua carreira como astro do rock. A vida de todos estes personagens se entrelaçam e são modificadas pela presença do amor em suas vidas.

Crítica: Considerado um clássico do Natal e das comédias-românticas, Simplesmente Amor foi ainda um precursor de um estilo de filmes que hoje em dia é bem recorrente, onde várias histórias de personagens totalmente diferentes se conectam (podemos ver isso também em Idas e Vindas do Amor e Noite de Ano Novo), e foi ainda mais reconhecido aqui no Brasil por ser o primeiro filme internacional do brasileiro Rodrigo Santoro.



Contando por volta de 10 histórias diferentes, o filme ainda trás muitos artistas renomados, entre eles Colin Firth no papel de Jamie, que após descobrir que está sendo traído pela esposa com o próprio irmão resolve ir para uma casa de campo no interior da França, onde só tem contato com uma empregada doméstica portuguesa, e mesmo com eles não entendo a língua do outro, os dois se apaixonam, mas logo separados, resta ele aprender português antes de ir atrás de seu novo amor. 


Enquanto isso seu amigos recém-casados, Juliet e Peter, tem certeza que o melhor amigo de Peter odeia Juliet, mas na verdade Mark é apaixonado pela mulher do amigo e não sabe o que fazer. Enquanto isso Harry, depois de descobrir que sua nova secretário Mia não está namorando Mark, resolve dar de presente de Natal um colar para ela, mesmo sendo casando e tendo dois filhos com Karen, e essa atitude pode acabar de vez com seu casamento.



Já o irmão de Karen, David, acabou de virar Primeiro- Ministro da Grã-Bretanha e acaba se surpreendendo a se interessa por Natalie, uma das funcionárias da casa, mas depois de cometer alguns erros, ele tem que ir atrás dela o quanto antes. Já na mesma empresa de Harry, Sarah sempre esteve apaixonada sempre esteve apaixonada por um dos outros empregados da empresa, Karl, mas quando eles finalmente conseguem ficar juntos, ela precisa colocar problemas familiares como prioridade e perder a sua chance com ele.



Ainda em Londres, John e Judy são dubles que se conhecem numa filmagem de cena de sexo, e apesar de serem bem desinibidos enquanto a cena, na hora de conversarem a sós eles ficam bem tímidos e tem que lutar contra essa barreira para poderem demostrar o interesse que um sente pelo outro. Colin, que serviu o casamento de Juliet e Peter, vai para os Estados Unidos atrás de mulheres que o achem atraente por ser inglês, já que não está tendo sorte em seu país Natal, e não-tão-surpreendente-assim, sua ideia dá certo.



Daniel acabou de perder a esposa, e começa a ajudar o filho a conseguir a garota americana por quem ele se apaixonou e que tem o mesmo nome de sua falecida mãe antes que a menina vá para os Estados Unidos passar o Natal, e passando por várias sessões de aulas de bateria, a história ainda acaba com a famosa e romântica corrida pelo aeroporto antes que a amada pegue o avião. Já Billy Mack é um cantor entrando em decadência que lança uma música de Natal que ele mesmo odeia tentando volta a ser relevante no mundo musical, e para sua surpresa a música vira o maior sucesso daquele ano, ficando em primeiro lugar nas paradas.



O filme é dirigido por Richard Curtis, um dos deuses da comédia romântica que dirigiu/escreveu o roteiro de O diário de Bridget Jones, Questão de Tempo e muitos outros romances clássicos do cinema desse século, e é cheio de encontros e desencontros, com os personagens se conectando um ao outro da forma mais sutil que seja, e todos estando presente ao mesmo tempo no "epílogo" do filme que se passa um mês depois em um aeroporto. O filme ainda trás uma trilha sonora brilhante, histórias doces e consegue entregar o sentimento natalino que todos esperam em um filme de Natal, sem deixar mutas pontas soltas sobre suas muitas histórias. Apesar de não ser nem de longe meu filme de Natal preferido, Simplesmente Amor conseguiu cobrir vários tipos de relacionamentos e natais e famílias, conseguiu representar o que muita gente sente essa época do ano, seja felicidade, tristeza ou frustração, e por isso é um dos filmes preferidos de Natal de todo mundo. 🎄🎅

Veja o Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário