quarta-feira, 15 de março de 2017

Comentando Séries: Riverdale


Sinopse: Riverdale traz uma abordagem subversiva de Archie (KJ Apa), Betty (Lili Reinhart), Veronica (Camila Mendes), Jughead Jones (Cole Sprouse), Josie (Ashleigh Murray) e seus amigos, explorando o surrealismo de uma pequena cidade e seus curiosos habitantes. A história começa quando a cidade se recupera de uma trágica perda, o que leva Archie a pensar mais seriamente a respeito de seu futuro. Com isto, ele embarca em uma jornada em busca de realizar o seu sonho de tornar um grande músico; mas cumprir essa missão não será nada fácil, enquanto Archie ainda precisa lidar com sua agitada vida amorosa, dividido entre Betty e Veronica.

As histórias em quadrinho Archie são icônicas e extremamente populares nos Estados Unidos desde a década de 40, mas aqui no Brasil elas quase não são conhecidas, por isso mundo em que Riverdale se passa é bem novo pra mim, e imagino que pra maioria dos brasileiros também seja. A série está tão maravilhosa que está se tornando a queridinha de todo mundo, e com uma história bem diferente de seus quadrinhos originais, está surpreendendo a todos.


Como o próprio narrador da série conta no começo de cada episódio, a história se passa em uma cidadezinha pacata, Riverdale, onde nunca acontece nada de interessante, até que em um dia 4 de julho tudo muda com o desaparecimento e a morte de Jason Blossom, o quaterback estrela da escola. A única pessoa presente é sua irmão gêmea, Cheryl, que conta que o barco que eles estavam virou e ela chegou as margens do rio, mas seu irmão não. Isso afeta a vida de muitas pessoas, incluindo Archie Andrews, que virou gostoso no verão e começou a escrever músicas, se transformando no novo ruivo popular da escola.



Mas o que ninguém sabe é que Archie estava perto do rio no dia do desaparecimento de Jason Blossom, que ele ouviu um tiro mas não pode contar nada disso para polícia pois ele estava lá com a professora de música com quem ele estava tendo um caso durante o verão. Além dele temos Betty Cooper, sua vizinha certinha que tem uma queda enorme por ele desde sempre, e que tem uma irmã mais velha que era namorada do falecido que também sumiu, com somente seus pais sabendo seu real paradeiro. Enquanto todos esses acontecimentos estão ocorrendo, Veronica Logde, filha de um milionário que acabou de ser preso, se muda para a cidade com sua mãe, e logo de cara acaba virando o novo interesse  amoroso de Archie e a melhor amiga de Betty.



Assistindo a tudo o que acontece está Jughead, um cara (meio hipster) que é o melhor amigo do Archie, é bem pobre em relação aos outros e está escrevendo um livro baseado em todos os acontecimentos, e por isso é o narrador da história. Pra completar essa turma cheia de emoções e cercada por mistérios ainda tempos o time de futebol americano liderado por Reggie Mantle e a banda girl power Josie and the Pussycats (sim, Josie e as Gatinhas do desenho que passava no SBT).



A história mistura mistério, mortes e desaparecimentos com problemas do cotidiano jovem, e faz isso de forma maravilhosa, conseguindo acabar todo episódio com algum cliffhanger de puxar os cabelos, mas também em cada um deles abordar temas como bullying, famílias desestruturadas, slut shaming, e tudo de uma forma que fica super natural, entrosado e muito interessante de assistir. E os ships! Tem ships pra todos os gostos nessa série, tem OTPs, tem BROTPs, praticamente todo mundo nessa série é shipado com alguém pelo fandom, e todos são maravilhosos (Bughead é COM CERTEZA meu preferido). A maior parte da série é centrada nos adolescentes, mas os pais também são parte dos muitos mistérios que ocorrem na cidade de Riverdale, e grande parte da série é  entorno de todos os filhos tentando descobrir o que realmente está acontecendo. 



Além da série, no final do ano passado foi lançado um super livro das novas comics de Archie e sua turma, pois todas as histórias estão sendo recomeçadas num universo mais parecido com o da série e em versão HQ, e depois dessa coletânea com a primeira história de cada uma das revistas chamada Road to Riverdale, estão sendo lançadas mensalmente novos números de "Archie", "Betty & Veronica", "Jughead", "Josie and The Pussycat" e "Reggie and me", cada um com suas histórias bem diferentes mas com os personagens aparecendo bastante nas histórias uns dos outros. As histórias não são baseadas na série, algumas inclusive são extremamente diferentes, mas os desenhos lembram mais os atores do que os desenhos originais, e se passam nos dias atuais, e é um jeito bem legal de conhecer um pouco mais as personalidade dos personagens nos quadrinhos (que é totalmente diferente de na série), mas de uma forma que fique mais familiar pra quem não era leitor de Archie mas está adorando Riverdale.

A série está muito bem feita, com tramas cheias de suspense, mistérios, interesses amorosos, segredos e problemas adolescentes, todos os atores estão dando um show (e temos como Jughead na série o Cole Sprouse de Zack & Cody: Gemêos em Ação, que é meu crush eterno), inclusive temos que dar parabéns especial para o elenco feminino que estão dando uma surra de empoderamento feminino na série, e pra falar a verdade são tantos personagens maravilhosos que o Archie, que teoricamente é o protagonista, acaba sendo o menos interessante. O elenco ainda é muito amigo na vida real e vive postando fotos saindo e viajando juntos, mesmo agora que as filmagens já acabaram, então ser fã tá sendo maravilhoso. A série já foi renovada para a segunda temporada e ela é perfeita para todos os fãs de The Vampire Diares, Teen Wolf e Pretty Little Liars que estão ficando órfãos esse ano, em muitos âmbitos lembra muito essas séries e ainda é perfeita de seu jeito próprio. 

Se você gostou de Riverdale a série passa toda segunda-feira ás 21h40 na Warner Chanel e quer quiser dar uma olhada nessa série que vai roubar seu coração, veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário