quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ESPECIAL DE NATAL: DIA 01 - Como o Grinch Roubou o Natal - Dr. Seuss

Título: Como o Grinch Roubou o Natal
Título Original: How The Grinch Stole Christmas
Autor: Dr. Seuss
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 64
Ano: 2000
Skoob: Como o Grinch Roubou o Natal
Compre: Saraiva
Avaliação: 


Sinopse: Encarnado por Jim Carrey no cinema, o Grinch é um dos personagens mais conhecidos de Dr. Seuss. Nervoso e emburrado, esse monstrinho não quer deixar as festas de fim de ano acontecerem: 

"O Grinch odiava o Natal! 
A véspera e toda aquela função! 
Por favor, não pergunte por quê. 
Ninguém sabe a razão. 
Talvez porque ele tivesse um parafuso a menos. 
Talvez, quem sabe, seus sapatos fossem muito pequenos. 
Mas eu acho que o motivo mais correto é que ele não tinha o coração do tamanho certo. 
Mas, qualquer que fosse a razão, os sapatos ou o coração, ele ficava, na noite natalina, odiando a quem-fusão, olhando de sua caverna, com uma careta grinchenta e azeda, lá embaixo, na aldeia, as janelas acesas.
Pois ele sabia que cada Quem daquele povinho estava ocupado, pendurando enfeites de azevinho."

Resenha: Chegou dezembro! E com ele uma das minhas épocas favoritas do ano, o Nata! E para comemorar esse mês nós teremos TODO O DIA posts especiais natalinos, e pra começar hoje eu vou falar de algo que muitos conhecem o filme, mas muito poucos conhecem o livro em que é baseado, Como o Grinch Roubou o Natal.



Essa na verdade é uma história bem antiga, já que o livro foi pela primeira vez publicado no Estados Unidos em 1957, e foi o grande sucesso do famoso autor infantil Dr. Seuss, que também escreveu O Gato da Cartola e Lorax, e é bastante conhecido por seus livros serem todos em formas de rimas. O livro foi publicado no Brasil em 2000, junto com o laçamento da versão live-action da história no cinema.

O livro conta a história de Grinch, uma criatura que odeia o natal e resolve roubar todos os presentes e ceia dos moradores da cidade perto da caverna onde ele mora, Quemlândia, mas ele acaba sendo surpreendido ao descobrir que o importante do natal não é os presentes, mas sim a fraternidade, e por isso seu coração que era duas vezes menor que o normal fica três vezes maior.



A história é bem menor do que a história que todos estão acostumados no filme, bem curtinha mesmo, e tem grandes ilustrações muito bonitas. O livro, como todos os do Dr. Seuss, é muito legal pra ser pra crianças, principalmente nessa época maravilhosa do ano, e trás bem aquela moral de natal não é só presentes. Para os adultos que gostam do filme também é uma ótima pedida pois o livro é muito bonito e as ilustrações bem detalhadas.



Além da conhecida adaptação live action de 2000 estrelada por Jim Carrey como o Grinch de forma muito engraçada, o filme ainda teve bem antes um curta de 1966, bem fiel a história e aos desenhos do livro, e é dele e não do livro que vem essa ideia do Grinch ser verde. No final de 2018 ainda temos mais uma versão animada do Grinch a caminho, dessa vez um longa metragem, e o Grinch será dublado pelo maravilhoso Benedict Cumberbacth (super dá pra ver uma semelhança do sorriso, não?), pra quem gosta de histórias de natal e do Grinch, essa vai ser a grande pedida pro ano que vem. 🎄🎅


Nenhum comentário:

Postar um comentário