segunda-feira, 2 de maio de 2016

Review: Flipped - Wendelin Van Draanen

Livro: Flipped
Autora: Wendelin Van Draanen
Editora: Random House
Páginas: 425
Ano: 2001
Nível de inglês: Fácil
Goodreads: Flipped


Avaliação: 

Sinopse: Flipped é um romance contado em duas vozes. A primeira vez que Juli Baker viu Bryce Loski, ela pirou. A primeira vez que Bryce viu Juli, ele correu. Esse é basicamente o padrão para esses dois vizinhos, até a oitava série, quando, enquanto Juli percebe que Bryce não é tão maravilhoso quando ela pensou, Bryce começa a ver que Juli é realmente extraordinária. Como esse dois adolescentes vão conseguir ver além do exterior das coisas e ficar juntos cria um romance mordaz e engraçado.

Review: Flipped foi um dos livros mais fofos que eu li esse ano, fazia muito tempo que eu não lia algo tão doce e delicado. Ele conta a história de Julie e Bryce, duas crianças crescendo juntas ao longo dos anos. Desdo dia que Bryce se muda para a casa na frente de Juli, ela se apaixona por ele. Para ela, ele é perfeito. Já Bryce começa com aquela ideia de que "todas as meninas são horríveis" que os meninos tem quando são pequeno, mas conforme ele vai crescendo, ele vai virando cada vez mais um babaquinha.
"Alguns de nós estão mergulhados em monotonia, alguns de cetim, alguns de brilho..." Ele virou para mim. "Mas em vez em quando você encontra alguém que cintila, e quando você encontra, nada nunca mais vai se comparar a isso."
Juli é apaixonada pela árvore que fica no ponto onde o ônibus escolar pega eles. Ela sob nela todo dia, e de lá ela consegue ver o mundo de uma maneira que ninguém mais consegue. Um dia o dono do terreno onde está plantada a árvore resolve derruba-la, e Juli fica arrasada. É a partir daí que ela começa a ver os defeitos de Bryce, que não são poucos. Mas enquanto isso acontece, o avô de Bryce se muda para a casa dele e depois de ler uma matéria sobre Juli tentanto salvar a árvore no jornal, começa a mudar a visão do garoto sobre a menina, e sobre a vida.
Como era um beijo, de qualquer forma? De alguma forma eu sabia que não seria igual ao que eu recebia do meu pai e da minha mãe na hora de dormir. Da mesma espécie talvez, mas um fera completamente diferente, com certeza.
A partir daí uma série de acontecimentos vão mostrando para Juli quem Bryce tem sido nos últimos anos, e para Bryce quem Juli é, e isso vai mudando ele. Depois de uma série de encontros, desencontros, palavras não ditas e ouvidas erradas, Juli desisti de vez de Bryce, bem no momento  que Bryce resolve lutar por Juli. O final é tão fofo quanto o resto do livro.
Eu gostava dela. E cada vez que eu via ela, ela parecia mais bonita. Ela parecia reluzir. Eu não estou falando com uma lâmpada de 100-watts; ela só tinha esse calor em volta dela. Talvez viesse de subir em árvores. Talvez de cantar para galinhas. Talvez viesse de falar sobre matemática e sonhar sobre o movimento perpétuo. Eu não sei. Tudo que eu sei é que comparadas a ela, Shelly e Miranda pareciam tão... Ordinárias.
Flipped é um livro juvenil, mas não significa que ele não será amado poder todas as faixas etárias, justamente porque ele tão fofo, inocente e mágico, como é todo primeiro amor. Isso não significa que ele é bobo, pois ele também trás assuntos sérios, como doenças mentais, falta de dinheiro, preconceito e principalmente família, mas visto pela olhos de dois jovens, quase crianças, tudo é tratado de uma forma tão clara, fácil. Ele é um livro que eu indicaria para qualquer um, de 10 a 100 anos, pois todos vão se apaixonar pela história de amadurecimento, amizade e amor de Bryce e Juli.
Então eu vi Juli. Ela estava a duas mesas de distância de mim, olhando na minha direção. Só que ela não estava olhando para mim. Ela estava olhando para John, seus olhos brilhando e rindo. Meu coração cambaleou. Do que ela estava rindo? O que eles estavam falando? Como ela podia sentar ali e ser tão... linda?
Flipped foi adaptado para um filme, lançado aqui no Brasil como O Primeiro Amor, ele está disponível na Netflix (yay!) foi dirigido por Rob Reiner de Harry e Sally - Feitos um para o outro e é MUITO fiel ao livro, tão fofo e inocente quanto. Depois de ler o livro recomendo ver o filme, pra ocupar o lugarzinho que vai ficar vago no seu coração.
Você nunca esquece o seu primeiro amor.
Você pode comprar Flipped na Livraria Cultura, e assista aqui o trailer da adaptação desse filme tão fofo:
(Tradução livre feita por Crie Unicórnio) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário