domingo, 1 de maio de 2016

Crítica de Cinema: Capitão América - Guerra Civil ~com spoilers~

Título: Capitão América: Guerra Civil
Título Original: Captain America: Civil War
Atores Principais: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Elizabeth Olsen, e grande elenco
Gênero: Ação
Direção: Russo Brothers
Duração: 2h27min
Lançamento: 28 de abril de 2016
País: Estados Unidos

Avaliação: 

Sinopse: Capitão América: Guerra Civil encontra Steve Rogers (Chris Evans) liderando o recém-formado time de Vingadores em seus esforços continuados para proteger a humanidade. Mas, depois que um novo incidente envolvendo os Vingadores resulta num dano colateral, a pressão política se levanta para instaurar um sistema de contagem liderado por um órgão governamental para supervisionar e dirigir a equipe.
O novo status quo divide os Vingadores, resultando em dois campos: um liderado por Steve Rogers e seu desejo de que os Vingadores permaneçam livres para defender a humanidade sem a interferência do governo; o outro seguindo a surpreendente decisão de Tony Stark (Robert Downey Jr.) em apoio à supervisão e contagem do governo.

Crítica: Ainda não sei se tenho palavras sobre esse filme! Foi tanta coisa acontecendo, tanta loucura, tanta confusão, mas tentarei. Sei que não vou conseguir que seja spoiler free, então deixo avisado que vai ter spoilers everywhere, se você não gosta de spoilers e não assistiu o filme ainda, pare agora.



O filme começa com os Vingadores lutando contra o vilão Crossbones, e no final da luta o Capitão América se distraí quando o vilão fala de Bucky, o Soldado Invernal, e com esse descuido Wanda, a Feiticeira Escarlate, tem que salvar o Capitão de explodir, e com isso acaba tendo que jogar a explosão num prédio e pessoas morrem. Isso leva a uma crise política onde 137 países se juntam para preparar o acordo de Sokovia, onde os super-hérois concordariam a somente ajudar se o governo de determinado país pedir ajuda, pois eles acham que os Vingadores causaram muitas mortes durante as intervenções deles em Nova York, Sokovia, Washington, Londres e etc. (o que é completamente ridículo, já que não é exatamente como se o Loki não fosse matar ninguém se os Vingadores não tivessem ali, se eu fosse o Steve eu super diria "Tá bom, da próxima vez eu vou deixar todo mundo morrer mesmo, idiotas.")



Tony Stark, aka Homem de Ferro, é um dos primeiros a concordar já que está se sentindo muito culpado pelas mortes em Sokovia (o que no caso dele tem que sentir mesmo, né migo, já que você que criou o Ultron sem os outros saberem, e cara, como ele precisa de terapia, primeiro ele quer proteger todo mundo, depois sente culpa por tudo, isso precisa ser tratado, gente), e a Pepper aparentemente tá dando um pé na bunda dele também porque ele está trabalhando demais. Com ele vem a Natasha Romanoff, a Viúva Negra, o Visão, que fala que é a coisa mais lógica a se fazer, e o Rhodes, o Máquina de Combate, porque né, ele é do governo, melhor amigo do Tony e etc. Wanda fica em dúvida sobre o que fazer, já que está se sentindo culpada sobre a explosão que aconteceu e Cap e Falcão dizem que não.


Mas até ai está tudo na paz mesmo com as opiniões contraditórias, o problema começa quando na cerimônia do acordo o rei de Wakanda é morto em um ataque com uma bomba, e tudo leva a acreditar que o culpado pelo atentado é Bucky Barnes. A partir dai temos Steve Rogers com Sam Wilson tentando proteger Bucky e acreditando na inocência, enquanto T'Challa, o príncipe de Wakanda e Pantera Negra, busca vingança pela morte de seu pai, enquanto Stark tenta prender e impedir Stevens para que o governo não faça pior ainda.




Stevens e Bucky descobrem que Zemo, conhecido no universo marvel como Barão Zemo, descobriu os códigos usados pela Hydra para controlar mentalmente o Soldado Invernal, que existem mais 5 soldados invernais na Sibéria, e que Zemo é quem está por trás do atentado que matou o pai de T'Challa, controlou a mente de Bucky fingindo ser um psicológo do governo e agora está a caminho da Rússia. 


O Homem de Ferro não acredita no Capitão e dai começa o que provavelmente será considerada uma das melhores cenas de luta da história do cinema. Homem de Ferro com a ajuda do Máquina de Combate e Viúva Negra recruta Pantera Negra, Visão e Homem Aranha para seu lado, enquanto Capitão América, Falcão e o Soldado Invernal chamam o Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Homem Formiga para ajudá-los a conseguir pegar o avião e ir para Sibéria parar Zemo.



A cena que se segue é épica, amigos contra amigos, personagens secundários mostrando seu poder e muito girl power! Temos Homem-Aranha roubando a cena, Feiticeira sendo o ser mais poderoso ever, Pantera sendo fantástico, Homem Formiga aumentando e, no final, Viúva Negra trocando de lado. Ainda tivemos uma cena fofa do meu OTP da Marvel, Visão + Wanda, melhor casal, mas infelizmente, graças a distração do Visão (que era a Wanda ♥), ele erra ao atirar no Falcão e acerta o Rhodes que fica paraplégico, o que deixa Tony muito abalado. 

Bucky e Steve conseguem escapar, e todos os outros de seu lado são presos, e Stark descobre que tudo que o Capitão disse era verdade (dãaaaaah) e tudo teoricamente ficaria bem a partir daí, eles voltam a estar do mesmo lado e Tony vai para Sibéria ajudar a impedir Zemo. O problema é que chegando lá eles descobrem que na verdade o vilão já matou os outros soldados invernais, e que queria mesmo era jogar o Homem de Ferro contra os dois soldados, mostrando para Tony o vídeo de seus pais sendo mortos por Bucky enquanto ele era controlado mentalmente pelo governo russo.



Dai o inferno explodi. Tony fica muito louco tentando a todo custo matar Bucky, enquanto Steve tenta proteger o amigo e impedir Tony. Isso gerá uma cena de luta muito boa, mas também extremamente sofrida para os fãs, que nem eu, que não conseguiram escolher um lado. Ao mesmo tempo que Cap está certo, afinal Bucky estava praticamente sendo estuprado mentalmente quando cometeu esses atos, é também totalmente compreensível que depois de ver seus pais sendo mortos a sangue frio, Stark perca a cabeça. A cena acaba com Bucky sem seu braço de metal e bem ferrado, e depois de uma luta muito sofrida tanto física como emocionalmente, Steve destrói o reator da armadura de Tony, e carrega Bucky embora, deixando pra trás seu escudo e Tony sozinho. Enquanto isso T'Challa acha Zemo, o verdadeiro culpado pela morte de seu pai, e resolve quebrar o ciclo de vingança que está acontecendo e só causando destruição, e em vez de matá-lo só o leva para ser preso.



O filme acaba com Tony ajudando Rhodes a voltar a andar, tendo sobrado só os dois e Visão no complexo dos Vingadores, e recebendo uma carta de Steve avisando que ele libertou os outros Vingadores que estavam presos e que agora eles vão continuar na clandestinidade, e explicando seus motivos para ter escondido de Tony qual tinha sido o destino de seus pais. O final ficou com um Q de paz entre os dois lados, mais ainda assim com grande tensão, com a certeza que os Vingadores nunca mais serão os mesmos. 

As cenas pós-crédito foram muuuito boas! A primeira é de Bucky sendo congelado de novo em Wakanda até descobrirem uma forma de acabarem com o possível controle da mente dele e com isso tivemos um pequeno vislumbre de como será o filme do Pantera Negra. Logo em seguida vemos uma cena do Homem-Aranha em casa depois da luta, e acabamos com um "O Home-Aranha retornará" que levou o cinema a loucura.



Pontos positivos do filme:

  • O Homem-Aranha de Tom Holland, que com certeza vai ser o melhor de todos. Ele roubou a cena e foi muito parecido com o cabeça de teia dos quadrinhos, tem tudo para dar certo.
  • Wanda foi umas das personagens melhor desenvolvidas, e cara, ficou muito bom. Infelizmente ela não teve tanto tempo de tela, mas nos momentos que ela estava, roubou a cena.
  • O bromance de Steve e Bucky, que se mostrou muito consistente e a "amizade" de Bucky e Sam que renderam muitos risos.
  • Bucky, simplesmente, Sebastian Stan deu um show.
  • O Girl Power! Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Agente 13 foram muito fodas! Tudo o que não se teve de Girl Power nos últimos filmes da Marvel eles compensaram nesse.
  • O relacionamento de Visão e Wanda que acontece nos quadrinhos e começa a aparecer nesse filme. Os dois foram muito fofos juntos, e foram o primeiro casal em que a Marvel acertou na química até agora. Já quero mais deles juntos. ♥
  • Homem Formiga sendo maravilhoso desde sempre e pra sempre.
Pontos negativos do filmes:
  • O beijo da Agente 13 com o Capitão América, foi muito do nada e não teve química nenhuma.
  • Teve muitas storylines nesse filme e teve muitos momentos em que eu estava perdida.
  • Muita coisa não explicadas, ou mal explicadas, que geraram algumas partes meio fracas.
  • Ninguém mandando o Tony pra terapia. Será que só eu vejo que aquele homem precisa falar sobre o sentimentos dele sobre a morte dos pais com alguém e porque ele sente que ele tem o poder de proteger o mundo e se der errado é culpa dele?
  • O QUE ACONTECEU COM A VIÚVA NEGRA QUE SIMPLESMENTE SUMIU?
Mas resumindo, esse foi meu filme favorito da Marvel, apesar de ter sofrido muito assistindo, e agora ficarei aqui roendo as unhas até novembro para ver o Doutor Estranho com Benedict Divo Maravilhoso Perfeito Cumberbatch.

Trailer de Guerra Civil (pra quem tava morando numa caverna):

Nenhum comentário:

Postar um comentário