segunda-feira, 4 de julho de 2016

Vício musical: Lukas Graham


Você provavelmente ouviu nos últimos meses a música 7 Years da banda Lukas Graham no rádio, em alguma festa ou numa novela global. Ela foi lançada no final do ano passado no segundo álbum da banda dinamarquesa, o Blue Album, e está no topo das paradas no Brasil e em todo o mundo, já tendo sido escutada 225 milhões de vezes em março desse ano no Spotify no mundo todo. Eu conheci essa banda maravilhosa ano passado e posso afirmar com total certeza: TODAS AS MÚSICAS SÃO MARAVILHOSAS!

Como a maioria das pessoas, eu conheci Lukas Graham com 7 Years, me apaixonei pelo lyric video da música assim que foi lançado por, além da letra maravilhosa, ter achado muito interessante o conceito do vídeo com fotos reais da vida do vocalista da banda (e se você ainda não viu, assista aqui). Depois disso eu fui fazer minha pesquisa básica pós amar profundamente uma música de uma banda que eu não conheço, e com isso eu descobri que Lukas Graham é o nome da banda e também do vocalista, mas que também temos o baterista Mark Falgren, mais conhecido como Lovestick, o baixista Magnus Larsson e o pianista Morten Ristorp. Vi que a banda era dinamarquesa, o que eu achei bem diferente, e que o Lukas além de vocalista também é o escritor das músicas da banda, e que normalmente fala sobre assuntos da própria vida pessoal em suas canções.
A partir daí eu fui ouvir os dois CDs da banda. O primeiro CD, chamado Lukas Graham de 2011, tem uma vibe bem diferente e as músicas foram compostas nos 5 anos que o Lukas passou na Argentina, e ele inclusive veio algumas vezes para o Brasil. Com esse CD eles, que já eram bem conhecidos na Dinamarca, ficaram famosos por toda Europa. Eu destacaria com sucessos Drunk in the Morning, Criminal Mind e Red Wine.

Nos 4 anos que se passaram entre o primeiro e o segundo cd muita coisa aconteceu na vida de Lukas Graham além da chegada do sucesso, seu pai faleceu, sua mulher engravidou e ele conseguiu dinheiro o suficiente para sair da comunidade anarquista onde ele cresceu na Dinamarca, e que em entrevista chegou a comparar com uma favela brasileira. Isso é refletiu muito em suas músicas de falam de forma extremamente pessoal sobre ele mesmo.

Em 7 Years já dá para se ver a influência que a morte de seu pai teve em sua vida e sua música, mas ela também aparece em Happy Home e principalmente em You're Not There, onde ele mostra toda a dor e a falta que o pai dele faz na vida dele (te desafio a ouvir essa música sem chorar, sério). 

Claro que não tem só música triste, e a mais famosa com certeza é Mama Said, uma música que mais uma vez fala sobre o relacionamento dele com os pais dele, que não entendia a vontade dele de ser famoso. A minha preferida das mais animadas é Strip No More, que fala de um cara que vai num club de strip e descobre que a stripper preferida dele se formou na faculdade e parou de trabalhar lá e fica triste porque ela não falou que ia embora pra ele, e eu morro de rir ouvindo essa música.

Algumas músicas também falam muito do crescimento dele como pessoa e profissional, principalmente depois do sucesso e da morte do pai. Temos Don't Worry 'Bout Me onde ele aconselha uma pessoa a superar algo difícil na vida, como ele superou o luto, Take The World By Storm falando sobre conquistar seus objetivos apesar de tudo, Happy Home onde fala sobre como lidar com o sucesso e como às vezes ele sente falta de não ser reconhecido e não ter tanta gente, tanto pessoas que são empregadas por ele quanto fãs, que dependem da música dele. E pra fechar com chave de ouro, a última música se chama Funeral e fala de como ele quer  que o funeral dele seja, e como ele quer que os amigos dele estejam felizes, comemorando e bebendo pois a vida dele foi maravilhosa, e se ele pudesse ele também estaria comemorado.

O cd inteiro é perfeito, não tem nenhuma música que eu pulo, eu estou num nível de vício que as músicas estão num repeat eterno no meu celular, eu sinceramente não poderia recomendar mais uma banda. Mas prepare-se, pois algumas músicas são super emotivas e você pode se pegar chorando sem motivo nenhum no metrô ouvindo elas. Ouça Lukas Graham e os ame junto comigo. ♥


Ouça Mama Said pra ter um gostinho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário