terça-feira, 26 de julho de 2016

Resenha: Para onde ela foi - Gayle Forman

Título: Para onde ela foi
Título Original: Where She Went
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Ano: 2014
Skoob: Para onde ela foi
Compre: Saraiva
Avaliação:  


Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. 

Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.


Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.


Resenha: Depois de ler Se eu ficar (Resenha aqui no blog), eu fiquei louca para ler Para onde ela foi, em grande parte porque eu queria sofrer tudo de uma vez, e eu me surpreendi muito com o rumo que a Gayle Forman deu a história, não era nada que qualquer leitor poderia esperava para uma continuação.
Toda manhã eu acordo e digo a mim mesma: É apenas um dia, um período de vinte e quatro horas para passar.
O livro, que é totalmente narrado com o Adam, começa com ele em Nova York 3 anos depois do acidente que matou a família de Mia, a banda de Adam agora é famosa, mas ele não se dá bem com os outros integrantes, sofre ataques de pânico, ansiedade, depressão, se sentem extremamente sozinho, toma vários remédios psiquiátricos e namora uma atriz que ele não ama. Os flashbacks dessa vez são sobre o que aconteceu depois de Mia acordar, como a vida dele foi depois disso, e alguns momentos marcantes do relacionamento deles quando os pais dela ainda eram vivos, e como eles fizeram Adam se sentir parte da família.
Espero pelo dia em que você vai me ressuscitar.
Depois de acordar, Mia passou meses apoiada por Adam e sua melhor amiga Kim, até que chega setembro e ela, que passou na Juilliard, acaba a rehab e resolve ir sozinha para Nova York, mesmo com Adam insistindo para ir com ela. Após ir embora ela aos poucos para de falar com o Adam, até que um dia ela não responde mais suas mensagens, ele entra em uma depressão profunda, larga a banda e a faculdade, volta a morar com os pais, arranja um trabalho numa fazenda e fica enclausurado nessa vida até que um dia, depois de meses, ele pega a guitarra e escreve várias músicas cheias de ódio sobre a Mia ter deixado ele. Ele chama a banda de volta, mas aí as relações já estão estremecidas, e com essas músicas eles lançam o seu primeiro álbum de sucesso. O sucesso no entanto não era o que ele esperava, e só o deixa mais vazio e deprimido, tendo várias pessoas ao seu redor, mas sempre se sentindo sozinho.
Levanto o olhar novamente. Seus olhos ainda estão lá, ainda olhando para mim. E eu tenho certeza absoluta de que ela vai tocar esta noite.
É assim que ele está no presente, quando ao ficar sozinho em Nova York, porque ele é supersticioso e não quis viajar com o resto da banda numa sexta-feira 13, ele tenta se sentir um pouco livre e acaba descobrindo que Mia está se apresentando dali a poucos minutos e num impulso resolve ir a apresentação. Ele acha que vai conseguir só ver a apresentação e sair despercebido, mas ela o vê e manda chamá-lo no camarim. O encontro é super estranho e ele está indo embora quando ela o chama pra ir almoçar com ela, o que os leva a um tour durante o final da tarde e por toda a madrugada por vários lugares de Nova York, onde eles tentam se reconectar, se entender, se perdoar e salvar um ao outro.
E foi egoísta o que eu pedi que ela fizesse, mesmo que terminasse sendo a coisa menos egoísta que eu já fiz. A coisa menos egoísta que tenho de continuar fazendo.Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido ticar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só pra saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva.

Essa foi uma história que eu não esperava ler nem em um milhão de anos e quebrou todos os paradigmas de continuações de romances que eu já li. No final de Se eu ficar você, apesar de não saber com certeza do final, você imagina que eles tenham um felizes para sempre, e isso totalmente não acontece. O livro mostra que o sucesso financeiro e na sua carreira não significa felicidade, fala de todos os problemas psicológicos, que são tão comuns hoje em dia, e mostra a culpa dos sobreviventes e como uma tragédia afeta a todos a sua volta. O final acaba sendo tão "tá, e agora o que acontece?" como o primeiro,mas como dessa vez é o final mesmo a autora foi uma fofa e fez como um extra uma "reportagem de jornal" para sabermos como ficou a vida do nosso adorado casal depois de tudo e se todos os planos dos dois deram certo. Quem leu o primeiro com certeza vai amar o segundo tanto quanto, e se apaixonar e sofrer ainda mais com Adam e Mia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário