domingo, 31 de julho de 2016

Review: Harry Potter and the Cursed Child - J.K. Rownling, John Tiffany & Jack Thorne ~COM SPOILERS~

Título: Harry Potter and the Cursed Child: Part I & II - Special Rehearsal Edition Script
Série: Harry Potter 08
Autora: J.K. Rowling, John Tiffany & Jack Thorne
Editora: Little Brown UK
Páginas: 343
Ano: 2016
Avaliação: 


Sinopse: Baseada numa nova história original de J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, uma nova peça de Jack Thorne, é a primeira história oficial de Harry Potter apresentada no palco. Ela vai receber sua premiere mundial no West End de London no dia 30 de julho de 2016.

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não está muito mais fácil agora que ele é um empregado sobrecarregado do Ministério da Magia, um marido, e pai de três crianças em idade escolar.

Enquanto Harry combate um passado que se recusa a ficar a onde ele pertence, seu filho mais novo Albus luta com o peso de um legado de família que ele nunca quis. Quando passado e presente se fundem ameaçadoramente, pai e filho aprendem uma verdade desconfortável: às vezes a escuridão vem de lugares inesperados.

Review: Hoje, dia do aniversário de J.K. Rowling e Harry Potter, foi ainda mais especial, pois foi também o dia do lançamento oficial da peça e do livro feito com o spcript de Harry Potter and the Cursed Child!!!!! A meia-noite meu ebook foi liberado e eu passei essa madrugada muito animadamente lendo, eu já sabia a maioria das coisas pelos spoilers da peça, mas foi muito melhor ler tudo e tomar minhas próprias conclusões. Como eu já avisei, esse post vai ter spoilers do livro, primeiramente pra quem quer saber e não vai poder ler agora, e também porque praticamente tudo nessa peça é spoiler, não saberia falar dela spoiler free, até as coisas que acontecem na segunda cena já são spoilers!
Harry: Hogwarts vai ser bom para você, Alvo. Eu te prometo, não tem nada lá para você ter medo.
O livro/peça começa no ponto onde acabou A Relíquias da Morte, Harry está entrando na Plataforma 9 3/4 com todos os filhos para o primeiro ano de Alvo Severo em Hogwarts, e depois que Alvo entra no trem, a primeira pessoa que ele conhece é Scorpius Malfoy. Sua prima Rose o avisa que é melhor não se envolver com um Malfoy e que os rumores dizem que ele é o filho do Voldemort e para ir fazer amizade com outras pessoas no trem, mas ele diz pra ela que vai continuar ali.
Rose: O rumor é que ele é filho do Voldemort, Alvo.
Um horrível silêncio desconfortável. Provavelmente é besteira. Eu quero dizer... olha, você tem um nariz.

Na seleção ele acaba indo para Sonserina e ele acaba virando a pária da escola. O tempo vai passando, e Alvo sofre cada vez mais com os estudantes da escola o comparando com o pai (de forma ruim) e se afasta mais e mais de sua família, tendo somente Scorpius como amigo e confidente.
Alvo abraça seu amigo. Com força. Eles ficam assim por um momento. Scorpius está surpreso por isso.
Scorpius: Ok. Oi. Hum. Nós já nos abraçamos antes? Nós nos abraçamos? 

A situação só piora quando, as vésperas do começo de seu quarto ano em Hogwarts, Alvo ouve uma conversa de seu pai com Amos Diggory, que pede que Harry use o último vira-tempo, feito ilegalmente e encontrado a pouco tempo, para trazer de volta a vida Cedrico Diggory, e Alvo conhece Delphie Diggory, prima de Cedrico. No dia da partida para Hogwarts, Harry e Alvo tem um grande discussão que acaba com Harry dizendo que as vezes não queria ser pai do garoto. Apesar de pedir desculpas, a relação entre pai e filho fica o pior que já esteve.

Draco: Eu não me importo o que você fez ou quem você salvou, você é uma constante maldição na minha família, Harry Potter.
Ao mesmo tempo Harry, que agora é o chefe da seção de Cumprimento da Lei Mágica, e Hermione, que é Ministra da Magia, estão começando a ver sinais de força da magia negra acontecendo, Harry começa a ter sonhos estranhos sobre Voldemort, e sua cicatriz dói pela primeira vez em 22 anos. Em consequência a isso, Hermione faz uma reunião de emergência no Ministério, e isso acaba criando atrito entre Draco Malfoy e Harry.
Scorpius: Você é melhor. Você é meu melhor amigo, Alvo. E isso é o caos a enésima potência. O que é ótimo, maravilhosamente ótimo, é só que – eu tenho que dizer – eu não me importo de admitir – eu to um pouquinho – só um pouquinho com medo.
Na ida a Hogwarts, Alvo está obstinado a voltar no tempo e salvar Diggory, e chama Scorpius para fugir com ele do trem, e são os primeiros da história a conseguir o feito, e vão para o asilo onde Amos Diggory vive. Lá eles se juntam com Delphi, e formam um plano para roubar o vira-tempo do escritório de Hermione, e para isso eles tomam poção polissuco se passando por Harry, Rony e Hermione. Alvo, que está de Rony, acaba tendo que distrair os verdadeiros Harry e Hermione de entrarem no escritório e até beija sua tia (!!!!!!!!!!) até que eles vão embora e os jovens podem continuar em sua missão.
Alvo/Ron: Vamos ter outro bebê. Hermione tenta passar por ele. Hermione: Que? Alvo/Ron: Ou então, senão outro bebê, férias. Eu quero um bebê ou férias e eu vou insistir nisso. 

Com o vira-tempo, eles vão pra Hogwarts, onde já sabem que eles fugiram, os garotos voltam no tempo e impedem que Cedrico vá bem na primeira prova do torneio. Ao voltar no tempo os pais, que já sabiam e estavam procurando eles na Floresta Proibida, os levam de volta e eles descobrem que a volta no tempo não saiu como planejado. Cedrico ainda foi um dos vencedores do Torneio Tribuxo e morreu, mas a volta no tempo causou Hermione  e Rony nunca terem ficados juntos, sendo assim Rose nunca nasceu, Hermione é uma professora amarga de Defesa contra a arte das trevas, e Rony casou e está bem infeliz com Padma. Alvo, que nessa realidade está na Grifinória em vez de Sonserina, é mandado por um Harry meio neurótico a se afastar de Scorpius, e os dois jovens ficam cada vez mais infelizes separados.
Alvo: E isso é algo que eu deveria ter dito a muito tempo atrás. De fato, você é provavelmente a melhor pessoa que eu conheço. E você não – você não podia – me segurar. Você me faz mais forte – e quando meu pai nos separou – sem você –
Scorpius: Eu não gosto muito da minha vida sem você também.

Até que eles se juntam escondidos e resolvem voltar mais um vez no tempo para fazer Cedrico ser humilhado na segunda tarefa, achando que assim ele sobreviverá ao Torneio Tribuxo. Mas o que surpreende Scorpius é que quando eles voltam para o tempo normal, ele está sozinho. Ele acorda numa realidade totalmente diferente onde Cedico Diggory sobreviveu, mas virou um Comensal da Morte e durante a Batalha de Hogwarts matou Neville Longbottom, o que significou que ninguém matou Nagini, e Harry Potter morreu na batalha, fazendo  Voldemort vencer. 
Umbrigde: Agora vem – eu não sei que jogo você está jogando, mas você está irritante os dementadores e totalmente arruinando o Dia do Voldemort.
Encarando a louca realidade onde Alvo não existe, Dolores Umbridge é a diretora de Hogwarts, ele é popular e poderoso na escola e seu pai faz parte do alto escalão do governo de Voldemort, Scorpius vê sua única chance de mudar o passado de volta em Severo Snape. Ele convence o professor que veio de outra realidade falando coisas da Ordem da Fênix que ninguém mais sabe nessa realidade paralela, e Snape o leva para onde restam os únicos membros da Ordem, ele mesmo, Rony e Hermione, que permanecem amigos e secretamente apaixonados, mas não juntos.
Snape: Uma pessoa. Tudo que precisa é de uma pessoa. Eu não pude salvar Harry para Lily. Então agora eu dou minha fidelidade para a causa que ela defendia. E é possível – que com o passar do tempo eu comecei a acreditar nisso também.
Os três juntos fazem todo o possível para Scorpius conseguir voltar no tempo duas vezes e impedir seu eu do passado com Alvo de impedir Cedrico de ir bem nas provas (confuso, né?). Dá certo e Scorpius volta para realidade normal, com Alvo. Os pais, que já perceberam que eles sumiram e descobriram que eles voltaram no tempo e pra que, os encontram. Scorpius está uma pessoa bem mais feliz agora que viu como a realidade poderia ter sido, e Alvo tem uma conversa franca com seu pai.  
Albus: E porque eu estava tão determinado a fazer isso? Cedric? Sério? Não. Eu tinha algo pra provar. Meu pai está certo – ele não quis uma aventura – eu, isso, tudo isso é minha culpa – e se não fosse por você tudo iria para a escuridão.
Tudo parece estar bem até que Alvo chama Delphi para contar que não dá para salvar Cedrico, eles descobrem que ela é a filha de Voldemort, e que tudo o que aconteceu foi um plano dela para voltar no tempo e fazer cumprir uma profecia que é a única chance de seu pai, por quem ela é obcecada e passou a vida planejando um dia trazer de volta e se transformar em seu braço direito. 
Delphie: Levou tempo para eu descobrir qual é a fraqueza de Alvo Potter. Eu pensei que fosse orgulho, eu pensei que fosse o desejo de impressionar seu pai, mas então eu percebi que a sua fraqueza é a mesma do seu pai: amizade.
Ela os obriga a voltar no tempo com ela e tentar impedir que Cedrico consiga vencer a última prova do Torneio Tribruxo. Apesar de ela ameaçar a vida de Scorpius se ele não a obedecerem, eles conseguem impedir Delphie e ela com raiva os leva de volta para a noite em que James e Lily Potter foram mortos, para impedir Voldemort de perder o poder, e quebra o vira-tempo, deixando os meninos presos no passado.
Rony: Só pra avisar – eu não sei muito sobre isso, então não posso me responsabilizar – e eu tenho certeza que meus filhos não estão envolvidos nisso – mas se eles estão aqui, então eu também estou aqui.
Enquanto isso, no presente, Harry, Gina, Rony, Hermione e Draco descobrem que os meninos fugiram, que Delphi fingia ser sobrinha de Amos Diggory e que na verdade é filha de Voldemort, sabe que os três jovens sumiram juntos, e agora só os resta esperar e torcer que os filhos consigam impedir a menina.  Até que Draco contam a Harry que tem um vira-tempo, mas como eles não sabem onde no passados os meninos estão, não podem fazer nada.
Ginny: E é “nós”, ok? Nem pense em voltar sem mim, Harry.
Até que Alvo conseguem mandar uma mensagem pelo cobertor de bebê de seu pai falando onde eles estão, e assim o trio de ouro mais Gina e Draco voltam no tempo para impedir Delphi de impedir Voldemort. O plano é Harry fingir que é Voldemort e atrair a menina até eles. 
Hermione: Ele vai te abraçar. Porque nós estamos no mesmo time, não estamos, Rony?
O plano dá certo até certo ponto, mas quando a aparência de Harry começa voltar ao normal a menina percebe o que está acontecendo, mas não antes de contar detalhes interessantes, como ela ser filha do Lord das Trevas com Bellatrix Lestrange. Apesar da menina ser muito poderosa, os 7 juntos conseguem prendê-la e, juntos, eles assistem de longe os pais de Harry Potter morrerem.
Draco: Hermione Granger. Eu estou sendo mandado pela Hermione Granger. E eu estou levemente gostando.
Eles voltam pro presente, onde tudo parece resolvido. Scorpius tem coragem para pedir Rose, com quem ele tem um super crush, para sair. Delphi foi mandada para Azkaban. O mundo está perfeito de novo. O livro termina com Harry e Alvo tendo uma conversa na frente do túmulo de Cedrico Diggory, e percebendo que eles podem ter muito mais semelhanças do que eles imaginam.
Harry: A maioria das pessoas tem um pai pra se basear – tanto pra tentar ser igual ou totalmente diferente. Eu não tinha nada – ou muito pouco. Então eu estou aprendendo, ok? E eu vou tentar com tudo o que eu tenho – para ser o um bom pai pra você.
Esse foi um livro muito estranho de se ler por vários motivos. Um deles foi ele ser escrito em forma de script de peça, com certeza. Mas a maior parte foi porque em muitos momentos parecia muito uma fanfic. Faíscas dos ships que os fãs adoram mas não existem estão lá, junto com teorias malucas que você realmente nunca esperaria vir de J.K. Rowling.
Hagrid: Eu sou Rubeus Hagrid. E eu vou ser seu amigo você gostando ou não. Porque você passou por muita coisa, não que você saiba disso ainda. E você vai precisar de amigos.
Isso não significa que ficou uma história ruim, só diferente do que o esperado. A melhor parte do livro é o que sempre é a melhor parte dos livros de Harry Potter, a amizade. A amizade tanto entre Scorpius e Alvo, quanto entre os adultos é muito legal. A história foi conseguiu ser engraçada, triste e cheia de amor, que é o que sempre se espera dessa série, então vou dizer que apesar dos altos e baixos em alguns momentos da história, ela conseguiu ocupar seu papel no coração dos Potterheads, ou, bem, pelo menos no meu.

(Todas as traduções foram feitas pela Crie Unicórnios)

Um comentário: