sábado, 28 de julho de 2018

Resenha: Para Todos os Garotos que Já Amei - Jenny Han

Título: Para todos os garotos que já amei
Título Original: To all the boys I've loved before
Série: Para todos os garotos que já amei 01
Autora: Jenny Han
Editora: Instrínseca
Páginas: 320
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★


Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Resenha: Eu comprei Para todos os garotos que já amei em 2014, na Barnes & Noble da 5° Avenida em Nova York, e quando eu comprei eu não sabia quase nada sobre ele, só que tinha uma capa bonita, era de uma autora que eu gostava e tinha sido lançado aquele mês. Foi assim com a maioria dos livros que eu comprei lá, várias surpresas, graças a Deus muito boas. Demorou meses até eu ler ele, mas eu adorei, e fiz uma super campanha para as minhas amigas lerem quando foi anunciado que seria lançado aqui no Brasil.

No livro, Lara Jean é uma garota meia coreana, irmã do meio numa família que, depois que a mãe morreu, tenta deixar a vida do pai ginecologista/obstetra o mais fácil possível. Mas uma grande mudança está acontecendo, sua irmã mais velha, Margot, está indo fazer faculdade na Escócia, e ela vai ser a nova encarregada da casa.
De todas as coisas que eu guardo, eu posso dizer que minhas cartas de amor são as coisas mais preciosas.
Já passando por todas essas mudanças estressantes, tudo piora quando ela descobre que alguém, não se sabe como, enviou as cartas de amor que ela escrevia secretamente e guardava  em uma caixa de chapéu que sua mãe lhe deu. As cartas eram escritas quando ela decidia que não estava mais apaixonada,  e quando todos os garotos por quem ela já se apaixonou recebem as cartas, a a confusão está armada de vez, principalmente porque um deles é  Josh, o (ex-)namorado de Margot, que também é vizinho de sua casa e seu melhor amigo.
Quando eu escrevo, eu não deixo nada de lado. Eu escrevo como se ele nunca fosse ler isso. Porque ele não vai. 
Tentando salvar a situação, ela resolve aceitar a oferta de Peter K., um dos caras mais populares do colégio, e por quem ela foi apaixonada durante o ensino fundamental, quando ele propõe que eles finjam namorar para ela despistar Josh sobre seus verdadeiros sentimentos, e Peter tentar se livrar de vez da ex-namorada de muito tempo que acabou de terminar com ele.
Se amor é como estar possuído, então as cartas são como o meu exorcismo.
Mas como se a vida de Lara Jean não estivesse complicada o suficiente, ela começa a se apaixonar de novo por Peter, enquanto Josh começa a achar que está apaixonado por ela, tudo isso as vésperas de Margot voltar para as férias de Natal. Com todo esse pandemônio rolando, ela ainda tem que lidar com rumores, crises de ciúmes, e muito mais, quando ela percebe que a vida quietinha e invisível que ela tinha não existe mais, e agora ela vai ter que desembaralhar toda essa situação.
Pertencer a alguém - eu não sabia isso, mas agora que estou pensando nisso, parece ser algo que eu sempre quis. Ser realmente de alguém, e ter ele como meu.
Lara Jean é uma personagem muito charmosa, ela é a definição de amorzinho, e vem acompanhada de uma família super fofa (menos a Margot, eu não vou muito com a cara dela), e todos seus interesses amorosos são maravilhosos, mas com certeza quem rouba o coração de todos é o Peter. A história fluí muito bem, você se senti passando por aquelas situações junto com a Lara Jean, e não dá pra parar de ler. E o final ainda tem um cliffhanger gigante que me deixou morrendo pelo segundo livro.

Resolvi reler Para todos os garotos que já amei depois de ver o trailer da adaptação cinematográfica, que vai ser lançada mês que vem, dia 17 de agosto, na Netfliz, parece que vai ser bem fofo e fiel ao filme, e pra quem tiver curiosidade, fica aqui o trailer pra vocês verem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário