domingo, 1 de julho de 2018

Resenha: Nick & Norah: Uma noite de amor e música - Rachel Cohn & David Levithan


Título: Nick & Norah: Uma noite de amor e música
Título Original: Nick & Norah's Infinity Playlist
Autora: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 224
Ano: 2009
Skoob: Nick & Norah
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★★


Sinopse: Na trama, dois jovens se encontram por acaso em um caótico show de punk rock e ensaiam os primeiros passos de um destino em comum depois de um beijo inesperado. Tudo começa quando Nick pede a Norah para fingir ser sua namorada por 5 minutos. É o tempo que ele precisa para evitar a árdua (e dolorosa) tarefa de encarar e ex-namorada, que acaba de chegar (acompanhada) para assistir ao seu show. Também vagando pela terra dos corações partidos, Norah aceita. Que mal podia haver nisso?E é isso. Um único beijo basta para levar Nick e Norah por uma aventura pelos bastidores de Nova York — em um encontro repleto de alegria, ansiedade, confusão e entusiasmo, como deve ser a primeira vez. Aparentemente sem nada em comum a não ser o gosto musical, o encontro casual os leva por uma noite interminável e surpreendente em busca do lugar onde está rolando um show secreto de uma banda lendária. Alternando as vozes de Nick e Norah, David Levithan e Rachel Cohn assinam um romance divertido, elétrico e sexy sobre música, paixão e adolescência.

Resenha: A primeira vez que eu li Nick & Norah: Uma noite de amor e música foi logo depois de seu lançamento aqui no Brasil, em 2009, e lembro de, aos 13, 14 anos, pegar ele despretensiosamente na biblioteca da escola e adorar a história eletrizante e apaixonante. Logo depois assisti o filme, que é uma adaptação bem fiel, apesar de algumas mudanças, e conforme fui conhecendo outros livros maravilhosos do David Levithan ao longo dos anos, mas esse até hoje é um que me marcou muito. 
"Sei que isso vai parecer meio estranho, mas poderia ser minha namorada pelos próximos cinco minutos?"
Nick é um integrante de uma banda punk gay que acabou de levar um pé na bunda da namorada, e pra piorar, ela aparece em seu show com um novo cara. Norah é a filha de um rico produtor musical que vai para o lugar onde a banda de Nick está se apresentando escondido de seus pais com a sua melhor amiga, que está muito bêbada e quem ela sempre tem que salvar das maiores furadas. Eles se conhecem quando ele pede para ela ser sua namorado por 5 minutos, para enganar a ex, sem saber que as duas são amigas/rivais e estudam na mesma escola.
Estou gostando de Norah.
Estou gostando de ela ser amiga das coelhinhas da Playboy. Estou gostando de ela saber dirigir carro com marcha. Estou gostando de ter conquistado seus sorrisos e risadas. Estou gostando de como Norah me beijou. Estou gostando de ela parecer capaz de superar o passado. Posso aprender com isso. Estou gostando de poder lançar qualquer tipo de frase a ela sem me preocupar em exagerar.
Tudo poderia acabar ali se Norah não precisasse que Nick desse uma carona para ela e sua extremamente bêbada melhor amiga em seu Yugo caindo aos pedaços, o que, depois dos amigos do Nick pagarem para Norah sair com ele o resto da noite enquanto levam a amiga dela em casa, e uma aparição do ex-namorado babaca dela, leva a uma longa noite onde tudo de inesperado pode acontecer.
"Sabe do que se trata tudo isso, Nick?"
"Do que se trata tudo isso?"
"Disso, Nick. É disso que se trata."
"Não entendo."
"Os Beatles."
"O que têm os Beatles?"
"Eles sacaram."
"Sacaram o quê?"
"Tudo."
"Como assim?"
Deve tira o braço e o coloca no meu, pele com pele,suor com suor, toque com toque. Depois ele passa a mão na minha e entrelaçamos os dedos.
"Isto", diz ele. "É isso que os Beatles entenderam."
"Acho que não estou acompanhando..."
"Nas outras bandas, é sobre sexo. Ou dor. Ou uma fantasia qualquer. Mas os Beatles, eles sabiam o que estavam fazendo. Sabe por que os Beatles ficaram tão importantes?"
"Por quê?"
"I Wanna Hold Your Hand. O primeiro single. É brilhante, porra. Talvez a música mais brilhantes que já foi composta no mundo. Porque ele sacaram. É o que todo mundo quer. Não sexo quente o dia todo, sete dias na semana. Nem um casamento que dure cem anos. Nem um Porsche, um boquete ou um barraco de um milhão de dólares. Não. Eles querem segurar a sua mão. Eles têm um sentimento que não conseguem esconder. Cada canção de amor de sucesso dos últimos cinquenta anos pode remeter a I Wanna Hold Your Hand. E cada história de amor de sucesso tem esses momentos insuportáveis e intoleráveis de mãos dadas. Acredite em mim. Eu pensei muito nisso."
Daí em diante, eles embarcam numa noite de aventuras envolvendo ex-namorados filhos da puta, ex-namoradas que acabam sendo bem legais, um show surpresa da banda favorita dos dois, se perderem um do outro, se reencontrarem, e tudo isso enquanto descobrem seus verdadeiros sentimentos sobre si mesmos e suas vidas, e se apaixonando um pouco pelo outro a cada segundo.
Não sei se Nick e eu vamos ser amigos ou amantes, ou se ele será o Will e eu serei Grace, o que será uma decepção além de tedioso, mas o que quer que Nick e eu venhamos a ser um para o outro, não pode ser - não ia ser - só uma ficada de uma noite.
Disso eu sei.
Nick & Norah consegue falar sobre coisas extremamente profundas enquanto ao mesmo tempo mostra situações divertidas, absurdas e tão jovens! É um livro que ao mesmo que tempo que mostra como é se sentir infinito, também tem momentos que nós faz pensar e sentir intensamente, como a maioria dos livros de David Levithan sempre faz. Já fazia tanto tempo que eu tinha lido ele que eu tinha esquecido como David escreve frases que parecem uma porrada no nosso coração, e que me fez querer sair por aí e viver, e sentir, e ser jovem para sempre.
Sei que Norah adoraria que eu cantasse a música para ela, aqui na Ludlow Street. Mas vou esperar pela próxima vez. Porque sei que haverá uma próxima vez. Eu estava louco pela próxima vez no minuto que a vi. Por toda a noite, eu estive louco pela próxima vez, e a vez seguinte, e a seguinte.
Norah é uma garota cheia de controvérsias, que ao mesmo tempo que é a certinha e prática, faz as coisas mais malucas, enquanto Nick é um sonhador, chegando até a ser ingênuo, e os dois formam um casal muito simpático. Os coadjuvantes, no caso os amigos dos dois, aparecem pouco, mas muito engraçados, e todas situações que eles são colocados são as que menos se espera, o que leva pra um final leve e super aberto à possibilidades, como a maioria dos finais do David Levithan.
"Acaba quando você decide que acaba", diz ela. "Quando você encerra a noite. O resto é só uma questão de onde o sol está no céu. Não tem nada a ver com a gente."
É um livro bem rápido de ler, com uma escrita muito gostosa e que te deixa com vontade de mais. Esse é um do meu Top 3 livros favoritos do David Levithan, e com certeza será um dos que levarei para autografar em agosto, na Bienal do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário