quinta-feira, 19 de julho de 2018

Review: All Your Perfects - Colleen Hoover

Título: All Your Perfects 
Autora: Colleen Hoover
Editora: Atria Books
Páginas: 320
Ano: 2018
Nível de inglêsMédio
Goodreads: All Your Perfects
Avaliação: ★★★★


Sinopse: O amor perfeito de Quinn e Graham é ameaçado pelo seu casamento imperfeito. As memórias, os erros, e os segredos que eles construíram ao longo dos anos agora estão despedaçando os dois. A única coisa que pode salvá-los pode ser também a coisa que empurra o casamento deles para um ponto além do limite.

All Your Perfects é um livro profundo sobre um casal destruído que tem o futuro dependendo em promessas feitas no passado. Essa é uma leitura comovente que pergunta: Pode um amor retumbante com um início perfeito sobreviver a vida entre duas pessoas imperfeitas?

Resenha: Mais uma vez cai na armadilha que é ler um livro da Colleen Hoover na madrugada do lançamento, porque a realidade é que você não consegue parar de ler até acabar, mas até prefiro assim porque já sofro tudo de uma vez. A Colleen é minha segunda autora favorita da história do universo, e qualquer coisa que ela escreve eu já sei que eu vou adorar, ao mesmo tempo que também sei que vou sofrer muito lendo. 
Nesse momento eu não me importo com como nos conhecemos. Eu só me importo que nós nos conhecemos.
All Your Perfects conta a história de Quinn e Graham, e com capítulos intercalados entre o passado e o presente, vamos sabendo como o casal se conheceu e em que maus pernas eles andam sete anos depois de seu casamento. Eles se conhecem de uma maneira bem inusitada, com os dois pegando ao mesmo tempo seu par romântico os traindo com o par do outro. Ao descobrir que seu noivo, com quem está com o casamento marcado para dali a meras semanas, a está traindo, Quinn só consegue seguir de cabeça erguida naquele momento com o apoio de Graham, esse desconhecido que também tinha acaba de ser traído pela mulher que ele pediria em casamento.
Se você só só iluminar seus defeitos, todos os seus perfeitos vão se apagar.
Apesar da conexão instantânea entre os dois, Quinn acha que manter contato com Graham pode acabar sendo uma maneira de estar sempre ligada a um dos piores dias de sua vida. Mas o destino tem diferentes planos, e quando eles se encontram 6 meses depois, um Graham completamente apaixonado e decidido faz Quinn perceber que eles foram feitos um para o outro e depois disso eles se tornam inseparáveis.
Quando você conhecer alguém que é bom pra você, ele não vai alimentar suas inseguranças, focando nos seus defeitos. Ele vai encher você de inspiração, porque ele vai focar nas suas melhores partes.
O tempo passa, e depois de 7 anos de casamentos, as coisas não vão nada bem para o casal. Quinn está obcecada em ter um filho, e depois de várias tentativas de inseminação artificial que não funcionaram, além de todas as tentativas comuns, as chances desse milagre acontecer são minúsculas, e a vida sexual dos dois na cabeça dela ainda é algo que acontece só para as chances desse milagre acontecer.
"Eu te amei cada segundo de cada o dia desde do momento que eu te vi. Eu te amo mais agora do que no dia que eu me casei com você. Eu te amo, Quinn. Eu te amo, porra."
Não existe o mínimo de comunicação entre o casal, e o relacionamento um dia perfeito dos dois está aos pedaços. Quinn não gosta de ser tocada por Graham, sai do ambiente que ele está sempre que possível e chora escondido quase todos os dias. O casamento chega ao seu ponto de ebulição quando uma promessa feita por Graham no dia que ficaram juntos é quebrada, e a partir dali parece o fim de vez dessa história de amor. Mas, depois de alguns momentos ainda mais trágicos, e de aparentemente as esperanças serem perdidas para sempre, uma caixa que eles fecharam em sua noite de núpcias pode ser a salvação do amor deles.
A única coisa que eu sei é que ele me magoou. E ele me magoou porque eu venho magoando ele. Isso não faz o que ele fez certo de forma nenhuma, mas uma pessoa pode entender um comportamento sem desculpá-lo.
Esse livro conseguiu ser oficialmente o que mais me fez chorar na minha história de ter meu coração partido pela Colleen Hoover, e olha que é MUITO difícil eu chorar com livros, mas acho que a trama, bem simples até, é tão real, é algo que vemos acontecer com tantos casais. Em vários momentos da vontade de pegar eles, principalmente a Quinn, já que ela é a narradora, então sabemos bem tudo o que ela está guardando dentro de si, colocar os dois em um quarto e gritar "CONVERSEM, UMA CONVERSA E SEU CASAMENTO VAI MELHORAR 90% CARAMBA!", mas é justamente isso que faz do livro tão real, porque na realidade não são grandes atos que destroem um relacionamento, são todas as pequenas coisas, as frases não ditas, que se acumulam até alguém trair, ou sair de casa, ou as vezes até coisas piores, e esse livro é um perfeito reflexo desse processo e como ele machuca a todos.
"Nenhum casamento é perfeito. Houve momentos que ela desistiu de nós. Teve ainda mais vezes que eu desisti de nós. O segredo para nossa longevidade é que nós nunca desistimos ao mesmo tempo."
Algo muito importante falado no livro é sobre a infertilidade da Quinn, como toda essa pressão afeta ela, e como isso vai mudando ela por dentro. Essa pressão social de que "casou, e agora quando vem os filhos" é tão prejucidicial, não só as mães que não podem ou tem maior dificuldade em engravidar, mas também em fazer gente que não está preparada achar que tem obrigação de ter filhos, e acabar virando um mãe ruim e uma pessoa não realizada. Na verdade o livro acaba fazendo uma critica a todo essa pressão que existe hoje em dia, não só sobre filhos, mas também sobre casar, ter uma casa própria e um trabalho estável até certa idade, porque senão você não vai ser "feliz", quando na verdade tudo isso em grande parte das vezes acaba trazendo depressão pra vida das pessoas.
Não existe nenhuma dúvida na minha mente que Graham e eu costumávamos ser perfeitos um para o outro. Mas só porque nós costumávamos ser perfeito um para o outro não significa que nós somos perfeitos agora. Nós estamos longe disso.
Apesar de Graham ser teoricamente um dos personagens principais, durante grande parte da história ele parece mais um coadjuvante, o que faz sentindo já queno presente ele se tornou praticamente um coadjuvante na vida de Quinn, apesar disso, quando ele aparece na história ele toca nosso coração (e ás vezes o machuca) de uma forma que só um personagem da Colleen Hoover consegue. A família da Quinn, sua mãe e sua irmã Ava, aparecem pouco, mas de formas diferentes levam nossa protagonista refletir bastante sobre coisas muito importantes. Quinn é uma personagem bem complexa, e esse paralelo entre passado e presente faz a gente ver a diferença que essa obsessão fez na vida e na personalidade dela, com no presente ela ás vezes sendo até doentia em suas observações, e se odiando por estar daquele jeito agora, e não querendo estar daquele jeito mas não sentindo que tem outra escolha.
Eu acho que foi apenas a segunda noite que passamos juntos. Você mencionou como todos os casamentos tem momentos Categoria 5 de furacões, e como você não achava que seus relacionamentos anteriores teriam sobrevivido a esses momentos. Eu penso sobre isso as vezes. Sobre o que poderia fazer um casamento sobreviver a um Categoria 5, mas um outro casal não. Eu pensei sobre isso o suficiente pra chegar numa teoria. Furacões não são uma ameaça constante ao litoral. Tem muito mais dias com um tempo ótimo e dia de praia perfeitos do que de furacões. Mas existem os dias de clima ameaçador. Podem ser só alguns no ano, mas eles podem fazer danos o suficiente que dura anos para reparar. Algumas das cidades do litoral vão estar preparadas para os dia de clima ruim. Eles vão guardar seus melhores recursos e grande parte de sua energia para eles estarem estocados e prontos para as consequências. Mas algumas cidade não vão se preparar. Elas vão colocar todos os seus recursos nos dias de clima bom na esperança que os de clima ruim nunca chegue. É a escolha mais preguiçosa e a escolha com maiores consequências. Eu acho que essa é diferença entre um casamento que sobrevive e um que não. Algumas pessoas pensam que o foco do casamento deveria ser nos dias perfeitos. Eles amam tanto quanto eles podem e tudo vai ficar bem. Mas se uma pessoa dá tudo de si nos tempos bons, esperando que o tempo ruim não chegue, eles não vão ter recursos suficiente ou energia sobrando para enfrentar esses momentos de Categoria 5. Eu sei sem sobra de dúvidas que nós vamos ter tantos momentos bons. Não importa o que a vida coloque na nossa frente , nós vamos fazer memórias maravilhosas juntos, Quinn. Isso é uma certeza. Mas nós também vamos ter dias ruins e dias tristes e dias que testam nossa determinação. Nesses dias eu quero que você sinta o o peso absoluto do meu amor por você. Eu prometo que eu vou te amar mais durante as tempestades do que eu vou te amar nos dias perfeitos. Eu prometo que eu vou te amar mais quando você estiver magoada do que quando você estiver feliz. Eu prometo te amar mais quando estivermos pobres do que quando estivermos nadando em dinheiro. Eu prometo te amar mais quando você estiver chorando do que quando você estiver gargalhando. Eu prometo te amar mais quando você estiver doente do que quando estiver saudável. Eu prometo te amar mais quando você me odiar do que quando você me amar. E eu promete... eu juro... que eu vou amar você mais quando você ler essa carta do que quando eu escrevi ela. Eu mal posso esperar para passar o resto da minha vida com você. Eu mal posso esperar pra iluminar todos os seus perfeitos. Eu te amo. Tanto. 
Graham 
All You Perfects foi perfeito de um jeito que só um livro da Colleen Hoover pode ser, e me fez sofrer como só um livro dessa autora brilhante faz, e com certeza vai emocionar todas as pessoas que o lerem, principalmente as que já são casadas ou estão em um relacionamento sério, e também as que querem ter filhos e estão passando por alguma dificuldade nesse processo, e quem sabe pode até ajudar as pessoas a lidar com essa situações. Não tenho mais palavras a dizer sobre esse livro além de PERFEITO. 

Um comentário:

  1. Oiii! Que outros autores ou livros você recomenda para quem gosta da escrita da colleen?

    ResponderExcluir