sábado, 8 de outubro de 2016

Graphic MSP - A reinvenção da Turma da Mônica


A ideia do projeto de graphic novels da turma da Mônica começou em 2009, quando foi lançado o livro MSP 50 - Mauricio de Souza por 50 artistas, como parte das comemorações dos 50 anos da Mônica, e que com o sucesso dos personagens pelo traço de outros desenhistas brasileiros. A partir daí, em 2012, Sidney Gusman lançou o projeto Graphic MSP, com histórias fechadas (em torno de 72 páginas) de personagens, cada um por um artista diferente. O projeto todo é muito legal, cada história é bem única em seu universo, e hoje a gente vai falar um pouquinho de cada uma, porque eu fiquei totalmente apaixonado por todas, e tenho certeza que todo mundo que ama a toda essa turma toda também vai adorar.

ASTRONAUTA - MAGNETAR

O primeiro da série das graphic novels, essa história bem diferente do Astronauta foi feita pelo quadrinista Danilo Beyruth, graphic novel Bando de Dois, sobre os 2 últimos sobreviventes de um bando de 20 cangaceiros.

Nessa história, Astronauta vira um náufrago no espaço, depois de explorar um tipo de estrelas de nêutrons, e conforme o tempo passa, com a solidão e a rotina, e sem ter nenhuma melhoria na situação de sua nave, ele só vê duas opções: desistir de tudo e morrer ali mesmo, ou deixar sua nova para trás, mesmo tempo grandes chances que seu oxigênio acaba antes que ele acho um lugar seguro.

Compre Astronauta - Magnetar aqui.


TURMA DA MÔNICA - LAÇOS

A primeira história da Turma da Mônica foi idealizada pelos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, enquanto a irmã é conhecida pelas ilustrações publicadas de forma independente na internet, Vitor é conhecido pelas tirinhas Valente, publicadas pelo jornal O Globo.

Em Laços, provavelmente a graphic novel mais conhecida até agora, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, foge de casa e a turminha para achar o companheiro canino, tendo que fugir da turma da Tonhão, fazendo amizade com um morador de rua diferente, e passando a noite acampados na rua sem a permissão dos pais.

Compre Turma da Mônica - Laços aqui.


CHICO BENTO - PAVOR ESPACIAR

Pavor Espaciar foi idealizado por Gustavo Duarte, cartunista conhecido por seus romances gráficos sem fala, e premiado por seu trabalho em Có! e Taxi.

Nessa graphic novel, Chico Bento e Zé Lelé, depois de serem deixados em casa sozinhos pelos pais de Chico, junto com a galinha Giselda e o porco Torresmo, são abduzidos por alienígenas que querem fazer experimentos com os dois e, com a confusão armada, a única salvação desses dois está nas mãos do mais inteligente deles, o Torresmo, que depois de uma troca de corpos, está no corpo de Zé Lelé.

Compre Chico Bento - Pavor Espaciar aqui.




PITECO - INGÁ

O quadrinista paraibano Shiko, conhecido pelos seus trabalhos O azul indiferente do céu e Talvez seja mentira, trouxe um pouco da história real no nordeste brasileiro pré-histórico para as histórias do personagem Piteco.

Em Ingá, uma seca, que já foi profetizada gerações antes, chega a aldeia de Piteco, e todos eles tem que seguir a grande manada dos animais até um novo lugar com água. Antes de isso acontecer, porém, Tuga é levada pelo povo de outra tribo e Piteco, junto com dois amigos, terá que salvá-la e achar uma maneira de juntar as tribos ao redor da sua para todas sobreviverem a seca.

Compre Piteco - Ingá aqui.



BIDU - CAMINHOS

A dupla de quadrinistas Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, conhecidos pelo site Quadrinhos Rasos, onde publicam webcomics baseados em letras de músicas, ficaram responsáveis pela história de origem do cãozinho Bidu.

Em Caminhos, o Franjinha está procurando um mascote, mas ele só quer pegar o cachorro que for perfeito para ele. Enquanto isso Bidu anda pelas ruas atrás de alguém que possa adotá-lo, e enquanto não acha, vive várias aventuras com seus companheiros Bugu, Rufius e o Duque. 

Compre Bidu - Caminhos aqui.



ASTRONAUTA - SINGULARIDADE

A sequência de Astronauta - Magnetar, também escrita por Danilo Beyruth, dá continuidade a história de Astronauta depois que foi resgatado no espaço.

Singularidade é contado em sua maior parte pelo ponto de vista da psicóloga de Astronauta, que acaba indo junto com ele em sua primeira missão após o naufrágio, pois não acredita que ele está mentalmente instável para a situação. Os dois vão juntos com um americano que teoricamente quer estudar uma buraco negro que surgiu em um lugar inesperado, mas a descoberta de uma arma morta pode mudar tudo, ameaçando suas vidas e até mesmo com o planeta Terra.

Compre Astronauta - Singularidade aqui.



PENADINHO - VIDA

Os escolhidos para fazerem a história da Turma do Penadinho foram Cristina Eiko e Paulo Crumbim, conhecidos pelo site de webcomics Quadrinhos A2, e apesar de ser uma história sobre personagens que habitam o cemitério, eles escolheram como tema Vida.

Na história a turma do cemitério está jogando esconde-esconde quando Penadinho descobre que Alminha irá reencarnar ao amanhecer, ele então resolve, antes de contar a ela, enfim levá-la pra sair e se declarar. Os problemas começam quando ela é levada por uma dupla que rouba almas para um ser muito louco que vive no alto da colina para fazer perfumes com as almas, e toda a turminha tem que se juntar para salvar ela.

Compre Penadinho - Vida aqui.


TURMA DA MÔNICA - LIÇÕES

Lições é a sequência de Laços, também pensado pelos irmãos Cafaggi, contando as próximas aventuras da turminha.

Nesse novo capítulo Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão entram em apuros depois de tentarem fugir da aula por não terem feito a lição de casa. Com a fuga atrás do Floquinho ainda recente, cada um do pais decidem resolvem castigá-los de uma maneira. Enquanto a mãe da Magali a mandam para aulas de etiquetas, o pai do Cascão o manda para aulas de natação, o do Cebolinha para uma fonoaudióloga e os pais de Mônica, os mais radicais, a mudam de escola, para uma onde ela não conhece ninguém, se sente sozinha e não pode ser si mesma. E assim a turminha tem que aprender que apesar da distâncias, amizades verdadeiras são pra sempre.

Compre Turma da Mônica - Lições aqui.


TURMA DA MATA - MURALHA

Os responsáveis pela graphic novel da Turma da Mata, com certeza a história mais diferente das do Mauricio de Souza, foram Artur Fujita, Davi Calil e Roger Cruz, que tinham experiências com HQs da DC Comics e a Marvel.

Em Muralha, uma guerra espacial está acontecendo entre os dois lados de guerreiros da floresta, enquanto o rei Leonino quer acabar usar todas os minérios enquanto vive no espaço, e o povo da mata tem que proteger a Terra, e Jotalhão, o filho do maior guerreiro elefante, foi criado como prisioneiro e é um covarde. Para ajudar seus amigos de infância e salva o mundo, ele terá que vencer seus medos e se juntar ao rei para combanter o verdadeiro vilão.

Compre Turma da Mata - Muralha aqui.


LOUCO - FUGA

O Louco é um dos meus personagens menos favoritos, mas a história do ilustrador Rogerio Coelho, muito conhecido pelos seus muitos livros infantis, foi tão mágica e delicada que eu fiquei totalmente apaixonada.

Fuga conta como o Louco surgiu, como ele viaja entre as histórias e aparece do nada. Na verdade ele viaja entre os mundos, enquanto tenta salvar um passarinhos que busca a felicidade. Enquanto ele espera o momento certo, ele conhece a turma da Mônica, que é que dá o nome de Louco pra ele, e mesmo sem saber, o ajuda a conquistar seu objetivo.

Compre Louco - Fuga aqui.


PAPA-CAPIM - NOITE BRANCA

A história do Papa-Capim, como era de se esperar, é muito forte nas raízes brasileiras, e foi escrito por Marcela Godoy, que fez as versões em quadrinhos de Romeu e Julieta e de Macbeth, e Renato Guedes que fez muitas histórias em quadrinhos do Superman.

Em Noite Branca, um monstro inimaginável ataca toda a tribo de Papa-Capim, fazendo todos eles virarem um tipo de zumbis assassinos, mesmo o pequeno índio, que é avisado por sonho noites antes do acontecido, mas ninguém acredita nele. Sozinho para arranjar um jeito de salvar a todos, Papa-Capim precisará da ajuda dos deuses da floresta para ajudá-lo a trazer de volta sua tribo e libertar os espíritos a nos perdidos para o monstro. 

Compre Papa-Capim - Noite Branca aqui.


MÔNICA - FORÇA

O mais novo graphic novel da Graphic MSP é Força, feito por Bianca Pinheiro, uma jovem cartunista curitibana que ficou conhecida pelo seu trabalho em Bears, que conta a história de uma menina perdida que vive aventuras com um urso que torna-se seu amigo.

Nessa graphic novel super fofa, Mônica, acostumada a ser a pessoa mais forte da turma vai aprender que nem todos os problemas podem ser resolvidos com força física. Quando seus pais começam a discutir o tempo todo pelos mais diversos motivos, ela começa a ver seu lar despedaçando, e tenta arrumar tudo da única forma que ela sabe, mas a garota vai descobrir que algumas coisas são bem mais profundas do que ela espera.

Compre Mônica - Força aqui.


Mesmo que ainda sem data, já está confirmado pelo menos mais duas graphic novels, a terceira do Astronauta, e a sequência da história do Bidu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário