segunda-feira, 21 de maio de 2018

Resenha: Minha Versão de Você - Christina Lauren

Título: Minha versão de você
Título Original: Autoboyography
Autora: Christina Lauren
Editora: Hoo
Páginas: 352
Ano: 2017
Skoob: Minha versão de você
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★


Sinopse: Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah, fazendo com que sua bissexualidade voltasse para o armário. Agora, com apenas mais um semestre até o fim das aulas no colegial e seu tão sonhado futuro em uma universidade longe da família, ele só deseja que o tempo passe mais depressa. Quando Autumn, sua melhor amiga, se inscreve na aula de escrita e o desafia a participar, Tanner não consegue recusar o convite, afinal de contas, quatro meses é tempo mais do que suficiente para escrever um livro, certo? O garoto está mais certo do que imagina, pois leva apenas um segundo para que ele note Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, nas aulas de escrita do ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. Se quatro meses é muito tempo, um mês pode não ser. E é exatamente esse tempo que leva para Tanner se apaixonar por Sebastian. Mais uma vez assinando como Christina Lauren, Christina Hobbs e Lauren Billings abordam religião, identidade e sexualidade, entrelaçando perfeitamente as aulas de escrita de Tanner, sua paixão por Sebastian e os problemas surgidos quando os sentimentos de Sebastian entram em conflito com o que a igreja espera dele. Uma emocionante história de esperança e amor. 

Resenha: Eu conheci Christina Lauren, que na verdade são duas escritoras, Christina e Lauren, em 2014, e quando eu digo conhecer, quero dizer pessoalmente mesmo, já que há quatro anos atrás elas vieram para um sessão de autógrafos na Bienal do Livro de São Paulo, e eu autografei todos os seis livros que até então existiam da série Cretino Irresistível. Eu gosto até hoje muito dessa série e sempre adorei como ao longo dos livros é possível ver como a escrita dessas autoras maravilhosas evoluiu, e agora, lendo Minha versão de você como primeiro livro da Maratona Literária de Outono, é impressionante e lindo de ver como esse livro é diferente de tudo o que elas já escreveram, tocante até a última página e perfeito.
Quando eu comecei a questionar minha sexualidade, meus pais me disseram que seu amor por mim não dependia de onde eu enfiasse meu pau.
Eu não sabia exatamente o que esperar desse livro, afinal estava acostumada com as autoras escrevendo romances picantes, muito bem escritos, mas extremamente diferentes de um romance YA com um casal LGBT, mas fui surpreendida da melhor maneira possível. O livro conta a história de Tanner, um menino no último semestre do ensino médio que entra numa aula de escrita criativa onde é necessário escrever um livro completo em 4 meses, como uma forma de desafio entre ele e sua melhor amiga. Os problemas começam quando ele, que é um bissexual que teve que voltar pro armário quando sua família se mudou para a cidade de Provo, Utah, onde a grande maioria da população é mórmon, se apaixona pelo assistente do professor, Sebastian, o filho de um bispo da Igreja dos Santos dos Últimos Dias que se formou no ano anterior e escreveu um livro tão bom que está sendo publicado.
"Você sempre... gostou de meninos?" "Eu sempre gostei de pessoas." Esclareço. "Eu sou bi, na verdade. Acho que gosto de pessoas, e não das partes físicas delas."
Tanner acaba tendo que se aproximar de Sebastian quando ele se vê sem ideias para seu livro, e conforme ele vai discutindo suas ideias, Sebastian acaba virando a única pessoa além de sua família na cidade a saber que ele é queer. Em vez da frieza e possível afastamento que ele esperava, Tanner acaba ficando cada vez mais próximo de seu crush, e apesar de ir contra as vontades de seus pais, principalmente de sua mãe, uma ex-mórmon, ele tenta entender mais o universo dessa religião que ocupa a vida da maior parte da cidade. Mas com o tempo seus sentimentos vão crescendo, e ao acabar revelando seus sentimentos para Sebastian, descobre que o sentimento é recíproco, e que ele esconde de todos que na verdade sempre gostou de meninos.
"Eu tentei mudar." Sebastian aperta os olhos. "E não me permiti sequer imaginar como seria... ficar com..." Suas palavras são como um soco na boca do meu estômago. "Mas, aí, conheci você", conclui.
Os dois começam uma relação em segredo, que vai contra aos ideias de praticamente todos os envolvidos, seja pela religião, seja por se esconderem, e conforme eles vão se descobrindo e se apaixonando, Tanner só consegue escrever seu livro sobre como está sendo se apaixonar por Sebastian. Entre dramas bobos da escola, dramas bem sérios envolvendo pais e religião, e momentos em que o amor floresce da forma mais natural possível, Tanner e Sebastian se veem diante de escolhas, erros e momentos decisivos que mostram como crescer e buscar sua própria identidade pode ser desafiador.
"Não é uma questão de eu querer dar meus sentimentos para você." Chego a rir dessa ideia. "Eu só sinto isso."
Essa história me tocou do início ao fim de muitas formas diferentes, falando não só sobre amor e aceitação, mas me fazendo refletir sobre crenças, religião, e o poder que nos damos as coisas e pessoas a nossa volta. É um livro muito bonito, muito bem escrito, como eu já esperava dessas autoras fantásticas, e que eu li num dia só, mas que vai ficar na minha cabeça por dias.
Mas tudo começa de verdade com um olhar mais demorado e as palavras: "O sorriso dele me arruína."
Vendo a maioria da história pelo ponto de vista de Tanner, encontramos nele um personagem muito fácil de nos identificarmos, inclusive nas suas dúvidas e nos seus erros. Sebastian é adorável e apaixonante, e junto com Tanner, nos acabamos entendendo os motivos de suas ações, mesmo quando não concordamos. Autumm, a melhor amiga, não aparece tanto quanto eu esperava no começo da trama, mas é crucial em vários momentos da história e, pra falar a verdade, não gostei muito dela. Os pais de Tanner são talvez meus personagens favoritos da história, junto com sua irmã, e os pais de Sebastian conseguem deixar no leitor a mesma ambiguidade de sentimentos que Tanner sentiu. O livro é muito envolvente, nos conseguimos sentir o que cada um dos personagens vai sentindo, e isso nos faz ir derramando o coração nas páginas junto com os personagens, então se você ama livros como Simon vs. A agenda Homo Sapiens, Fangirl e Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, se preparem para adorar esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário