terça-feira, 28 de agosto de 2018

Review: Lingus - Mariana Zapata

Título: Lingus
Autora: Mariana Zapata
Editora: Kindle
Páginas: 500
Ano: 2012
Nível de inglêsMédio
Goodreads: Lingus
Avaliação: ★★★☆


Sinopse: A maioria das pessoas descreve Katherine Berger como uma garota responsável com o coração enorme, uma amiga leal que toma conta das pessoas ao seu redor, e possuidora de um senso de humor perverso. Tem uma coisa sobre ela que a maioria das pessoas não sabe. "Meu nome é Kat Berger, e eu amo pornô."

Quando Kat pe arrastada para uma convenção de pornô por sua melhor amiga, ela está tanto embaraçada quanto nervosa. A última coisa que ela esperava era conhecer alguém que a faz rir como nenhuma outra. Essa é uma história sobre aceitação e amizade, e um amor nascido no menos esperado dos lugares.

Review: Eu conheci o trabalho da Mariana Zapata ano passado, num período meio turbulento da minha vida, e em um mês eu li todos os livros dela, que são comédias-românticas maravilhosas! Eu comecei por The Wall of Winnipeg and me, por ser o livro que eu sempre ouvia os bookstagramers falando muito bem sobre, mas depois descobri que apesar de todos serem livros stand-alones, as histórias se passam no mesmo universo, e os personagens de um livro conhecem o do outro, e adoro quando isso acontece. Por isso, resolvi reler todos os livros agora, na ordem que foram lançados para conseguir perceber melhor essas relações. 
"Meu nome é Kat Berger, e eu amo pornô. Não tem nada de errado em gostar de ver duas pessoas fodendo."
Comecei então por Lingus, livro de estréia da autora que conta a história de Kat, uma professora de ensino fundamental que nas férias é arrastada pela melhor amiga Nicole para uma convenção pornô. Lá, as duas tem planos de conhecer seus atores favoritos, para Nicole, Calum Burro, que ela tem planos de seduzir, e para Kat Andrew Wood, um ator mais velho, e também encontrar a melhor amiga das duas, Zoey, que trabalha como atriz pornô lésbica. Enquanto Kat espera Nikk jogar todas suas armas na fila de autógrafos de Calum, ela acaba conversando com Tristan, um moço muito bonito e com um ótimo senso de humor, e depois de ao longo do dia esbarrar com ele mais duas vezes, ela por acaso acaba descobrindo que ele vive uma vida dupla, sendo também o ator pornô Robby Lingus, e que também é melhor amigo do Calum, que já está de encontro marcado com a Nikk.

Ela fica meio sem saber o que fazer, já que estava sentindo um crush enorme no moço, mas na próxima vez que eles se encontram ela acaba descobrindo mais sobre Tristan, como que ele é estagiário em um escritório de advocacia perto do trabalho dela e que ele está terminando o curso de direito, além de ele contar de forma bem clara que não namora por causa do emprego dele como ator pornô, mas que quer muito ser amigo dela.
"Kat! Olha isso!", gritou minha melhor amiga, virando, segurando um dildo de vidro gigante na mão. Ah meu Deus. Como eu deixei ela me arrastar pra a porra de uma convenção pornô?
A amizade começa bem rapidamente, como ele ficando doente logo depois de Nikk e Calum sumirem por dias pra ficarem juntos, e ele não ter ninguém pra levar ele no médico. Kat acaba passando dias cuidando de Tristan, e os dois acabam virando praticamente melhores amigos de infância. Ainda assim, Katherine sabe que o que ela sente por ele é mais que uma amizade, tanto que ela nunca procura vídeos dele na internet para não se magoar, e sempre fica bem incomodada quando ele viaja de fim de semana para trabalhar.
Eu acho que eu só vou ter que pesar o que é mais importante para mim - um pau gigante ou uma amizade tão fácil quanto respirar menos a tensão sexual do meu lado. Puta merda.
Depois que eles praticamente adotam um cachorro juntos, e quando Tristan começa a ficar cada vez mais ciumento quando percebe que outros homens estão chamando Kat para sair, uma decisão deve ser tomada para eles ficarem juntos, e muitas barreiras entre eles terão que ser derrubadas pra esse relacionamento evoluir de uma amizade para algo mais.
"Você sempre vai ser minha pessoa favorita no mundo. Sempre."
Eu tinha lembranças não tão boas de Lingus, inclusive achava ele o livro que eu mais tinha sofrido pra ler da Mariana, já que a Kat passa bastante tempo sofrendo por estar meio apaixonada pelo Tristan e ele ainda estar trabalhando com pornô, mas dessa vez foi bem mais fácil, não sei se por já saber o final, ou se estar em outra vibe, e conseguir rir mais com as partes de humor, que são muitas ao longo da história.

É um livro com uma temática bem interessante, principalmente por não ser algo que nos pensamos todo dia, como atores pornôs são pessoas normais que tem vidas diárias iguais a de todo mundo, e se apaixonam e tem o coração partido tanto quanto qualquer outro. Mas claro que tudo na história muda pela escrita engraçadíssima e muito envolvente da Mariana Zapata, que faz você sentir que ao ler esses livros enormes que ela escreve, está assistindo uma comédia romântica clássica, como Harry & Sally - Feitos um para o outro, ou Um lugar chamado Notting Hill.
"Eu faria tudo isso de novo um milhão de vezes desde que eu conhecesse você no final."
Os personagens são todos hilários, e as vezes parecem saído de uma comédia adolescente de tão bobos, mas acho que representa bem como amizades antigas e íntimas funcionam. Tristan é encantador, e você consegue sentir tudo o que a Kat vai sentindo com ela ao longo do livro, a paixão, a confusão, o amor. O relacionamento deles vai florescendo de uma forma leve, fofa e engraçada, e acaba virando algo que estranhamento você também quer pra sua vida.

Apesar de não ser o meu preferido da Mariana Zapata, Lingus não deixa de ser um livro ótimo, e eu indicaria ele para fãs de Rachel Gibson, Katy Evans e Alice Clayton. Pra quem se interessou, você pode encontrar o livro para venda no Book Depository, que tem frete grátis no mundo todo nesse link, e pra quem quer ver mais o mundo pelos olhos do Tristan, a Mariana postou em seu site alguns extras pelo POV dele, e você pode acessar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário