quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Resenha: Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins

Título: Um Milhão de Finais Felizes
Autoras: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 352
Ano: 2018
Skoob: Um Milhão de Finais Felizes
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★

Sinopse: Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Resenha: Um milhão de finais felizes foi o primeiro livro que eu comprei na Bienal, (veja os post sobre a Bienal aqui), na manhã do primeiro sábado, comecei a ler ele na Bienal mesmo, e me apaixonei perdidamente pela história. Eu já tinha conhecido o trabalho do Vitor ano passado quando ele lançou Quinze Dias, mas tive uma conexão instantânea com seu novo trabalho, desde o nome, a capa, a história encantadora.

Em UMDFF nos conhecemos o Jonas, ele já se formou no ensino médio, não sabe o que quer fazer, ou mesmo se quer fazer faculdade, e enquanto isso ele trabalha no Rocket Café na av. Paulista. Ele se sente vivendo uma vida dupla, pois enquanto fora de casa ele vive uma vida onde se sente de certa forma livre, em casa ele tem que lidar com a mãe evangélica super religiosa, com o pai babaca e com a culpa que a criação que ele teve o faz sentir sobre ser quem é.
Por toda sua vida Tod foi um pirata, mas ainda não conseguia controlar seu estômago quando o navio balançava sobre o mar agitado.
Jonas tem um caderninho onde ele anota todas suas ideias para livros, que ele acaba nunca escrevendo, até que ele começa a escrever uma história apelidada de "Pirata Gays", inspirada em um cliente ruivo e muito bonito que ele atendeu no café. Com o apoio de sua amiga e colega de trabalho Karina, ele se anima para escrever essa história, e fica em choque ao acabar encontrando o tal Barba Ruiva quando ele é arrastado para uma festa pré-carnaval chamado CarnaGlitter, por seu amigo Danilo. 

Depois de enfim descobrir o nome do moço, Arthur, e passar horas com ele, Jonas acaba precisando sair correndo da festa sem pegar nenhum tipo de contato do rapaz, e depois de uma grande ajuda de Karina, com encontros e desencontros, e um primeiro encontro engraçadíssimo, a história de amor de Jonas e Arthur vai se desenrolando. 
"(...)Eu nem sei mais o que eu estou falando, só me beija, por favor." E ele me beija.
Em meio a essa história, intercaladamente, Jonas vai nos contado a história de Piratas Gays, com Tod e Bart, que vai tendo acontecimentos intrínsecos aos sentimentos e fatos que vão acontecendo com Jonas, e acabamos nos apegando ao casal tanto quanto com Jonas e Arthur.

Um Milhão de Finais Felizes foi uma leitura muito rápida, de mais ou menos um dia, e a escrita do Vitor é muito gostosa e faz a gente não querer parar de ler. Jonas e seus amigos são todos muito cativantes, e eu consegui me identificar de alguma forma com cada um deles, e como o próprio Vitor falou quando contei durante a Bienal que não esperava me sentir tão representada por um personagem masculino gay sendo moça hétero, os temas tratados no livro são universais, relacionamento com os pais, religião, gordofobia, a pressão para os jovens começarem logo a faculdade e arranjarem um emprego, e claro, amizade e relacionamentos amorosos. 
"Mas tem coisas que só você vai conseguir resolver. Porque a vida é sua. Eu sou só o coadjuvante bonitão que aparece no meio da história. É você quem tem a coragem de um pirata."
Esse é um livro que eu recomendaria para todos, inclusive realmente recomendei ele pra todo mundo que eu fui encontrando na Bienal, ele conta uma história muito real, que eu consigo imaginar acontecendo com várias pessoas que eu conheço. O Jonas se sentir perdido ao não saber o que quer fazer da vida, a difícil relação que ele tem com os pais, e evolução das amizades que ele tinha no ensino médio, e tanta outras coisas, em tudo isso todo mundo acaba reconhecendo como um pedaço da sua própria história. Um milhão de finais felizes deixa um gostinho de quero mais na boca e que ensina que o seu final feliz pode não ser como você esperava, mas não vai deixar de ser um final feliz. 

(PS: QUEREMOS O LIVRO DA KARINA, VITOR!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário