terça-feira, 19 de setembro de 2017

Resenha: Nossas Noites - Kent Haruf

Título: Nossas Noites
Título Original: Our Souls At Night
Autora: Kent Haruf
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 159
Ano: 2017
Skoob: Nossas Noites
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★✰


Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida — que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.

Resenha:
E então um dia Addie Moore fez uma visita a Louis Waters. Foi num fim de tarde em maio, pouco antes de escurecer completamente.
É assim que começa Nossas Noites, um livro que eu recebi da Companhia das Letras alguns meses atrás e resolvi ler essa semana, antes que o filme estrelado pelos ganhadores do Oscar Jane Fonda e Robert Redford estreie na Netflix semana que vem, dia 29/09. Ele é um livro super rapidinho de ler, com uma escrita bem fluida e gostosa e uma história bem diferente do que se vê por aí hoje em dia.

Em suas pouco mais de 150 páginas, Nossas Noites conta a história de Addie e Louis, ambos viúvos, em torno dos 70 anos, e apesar de vizinhos a muitos anos, nunca tiveram muita proximidade. Até que uma noite Addie chega com uma proposta para Louis, que ele vá todas as noites dormir com ela, que já não consegue dormir bem a anos sem ninguém ao seu lado na cama, e que assim os dois se conheçam melhor.
O que você acharia de ir à minha casa de vez em quando para dormir comigo?
No começo Louis acha a ideia meio bizarra, mas ele resolve ir. Apesar de uma primeira noite um pouco estranha e incerta para ele, aos poucos eles caem numa rotina. Logo eles viram o assunto da cidade pequena onde moram, e a filha de Louis até vem reclamar das pessoas estarem comentando. Eles não ligam, continuam conhecendo cada vez mais profundamente as histórias do outro e até começam a frequentar lugares públicos juntos, o que com o tempo faz eles se tornarem notícia velha na cidade.
Resolvi que não vou ficar preocupada com o que as pessoas pensam. Já fiz isso tempo demais - a minha vida inteira. Não vou mais viver desse jeito. 
Depois de alguns meses, o filho de Addie liga, avisando que está em crise no casamento, que a mulher saiu de casa deixando o filho com ele, que a loja dele está falindo e que ele vai levar o menino, Jamie, para passar o verão com a vó. Apesar de não saberem ao certo como vão lidar com a dinâmica deles com a criança na casa, ainda mais porque Jamie está assustado e bem traumatizado por ter sido deixado pelos pais, aos poucos o menino começa a confiar neles e eles até adotam uma cadela.
Addie apagou a luz. Cadê sua mão?
Bem aqui ao seu lado, onde ela sempre está.
Por um tempo tudo fica maravilhoso, até que o filho de Addie, Gene, descobre sobre os dois e acha um absurdo, e no fim do verão, quando ele vem buscar Jamie porque sua esposa voltou para casa, ele dá um ultimato para a mãe, que ou ela para de se encontrar com Louis ou ela não verá mais o neto. A partir daí temos muitos momentos bons e ruins entre eles, que levam um final não tão feliz, mas que reflete bem a vida, que não é tão feliz em todos os seus finais.
Nem todo mundo descobre o que realmente quer fazer, como você descobriu.
Mas eu também não fazia o que queria. Só brinquei de fazer.
Esse foi um livro muito cativante e inspirador de muitas formas pra mim. Me fez pensar em como ás vezes nos pensamos na velhice como o momento em que só se para e espera pela morte, como se os idosos não tivessem mais vontades, bom senso e não pudessem mais aprender coisas novas e evoluir. Me lembrou a série da Netflix, Frankie and Grace, em muitos momentos, o que me fez já gostar do filme já que Jane Fonda interpretará Addie. Esse é um livro muito necessário pra todas as idades, os mais velhos muitas vezes para que se lembrem que a vida ainda não acabou, que eles ainda podem transformá-la e achar felicidade onde menos se espera, e aos mais novos para refletirem sobre como eles querem envelhecer e lidar com os erros que todos cometem ao longo da vida, e sobre como nós tratamos as pessoas mais velhas a nossa volta. Fora toda a mensagem simples e linda do livro, ainda tem a escrita de Kent Haruf, tão gostosa de ler e que mostrou que antes de partir ele queria deixar uma mensagem poderosa sobre a própria velhice para todos nós.
Só quero levar uma vida simples e prestar atenção no que acontece a cada dia. E vir dormir aqui com você à noite.
Se você se interessou pelo livro e quer dar mais uma espiadinha na história, da uma olhada no trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário