segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Internacional do Livro: As melhores leituras de 2018 (até agora)!


Hoje, dia 23 de abril, é dia internacional do livro, e pra comemorar, vou falar um pouquinho das minhas sete leituras favoritas até o momento esse ano. A lista vai estar na ordem em que eu li elas, e eu vou falar um pouquinho do que eu achei de cada uma delas, de forma bem resumida, já que algumas delas já foram ou estão sendo resenhas. 😁

Um de nós está mentindo - Karen M. McManus
"Ela é uma princesa e você um atleta", ele diz. Ele aponta com o queixo na direção da Bronwyn, e então para Nate. "E você o cérebro. E você o criminoso. Vocês são todos estereótipos de filmes adolescentes andantes."
Esse já foi resenhado aqui no blog, e com certeza é um dos melhores thrillers que eu já li! Com uma história bem surpreendente que junta um grupo de alunos que não tem nada haver um com o outro, no maior estilo John Hughes, em uma cena de um crime onde todos são suspeitos de um assassinato. Fiquei o livro inteiro morrendo de curiosidade e ele consegue ser perfeito tanto pra quem ama YA, quanto pra quem adora livros de suspense.

Eliza and her monsters - Francesca Zappia
Normalmente eu não sigo conselhos dos meus personagens fictícios, mas chega uma hora na vida de toda garota que ela chega numa encruzilhada: uma noite sozinha com seu pijama e seu programa de tv favorito, ou uma festa real, com pessoas vivas e respirando.
Esse era um livro que eu não esperava muito, me surpreendeu pra caramba e me deixou louca pra comprar o livro físico (e pra escrever uma resenha que logo mais sai, se Deus quiser). Francesca Zappia, assim como Rainbow Rowell em Fangirl, trata de assuntos que são muito comuns na nossa realidade de fãs, como fanfics, amigos virtuais, e se sentir mais compreendida em mundos fictícios que no real, e de uma forma muito criativa, escreve um livro maravilhoso, emocional e muito gostoso de se ler.

A melodia feroz - Victoria Schwab

"O nome disso é vida, August", ela disse. "Você queria se sentir vivo, certo? Não importa se é monstro ou humano. Viver dói."
Depois de meses com esse livro na minha estante, eu enfim fui conhecer a escrita da Victoria, e me apaixonei. A história de Kate e August é totalmente viciante, comovente e muitas vezes alucinante! Estou super ansiosa pela continuação, que acabou de ser lançada aqui no Brasil, e por ler mais coisas dessa autora maravilhosa.

Moxie - Jennifer Mathieu
Me ocorreu que é isso que significa ser feminista. Não humanista ou igualitária ou o que for. Mas uma feminista. Não é um palavrão. E depois de hoje, acho que é minha palavra favorita. Porque na realidade tudo o que significa são meninas ajudando umas as outras e querendo ser tratadas como seres humanos em um mundo que está sempre achando jeitos de dizer pra elas que elas não são.
Esse a resenha já está quase pronta, e esse não é simplesmente um dos melhores livros que li esse ano, como na minha vida! Contando a história de uma revolução feminista feita por adolescentes numa escola, esse é o livro que eu queria ter lido quando eu tinha 15 anos, e que eu gostaria de dar para todas as mulheres que eu conheço independente da idade, pois ele merece ser lido e conhecido pelo maior número de pessoas possível.

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz
"Ari, o problema não é só Dante estar apaixonado por você. O problema real, para você, pelo menos, é que você está apaixonado por ele."
Esse é um livro que eu estava há muitos anos pra ler, ano passado eu levei ele pra ser autografado pelo fofo do Benjamin, que me emocionou muito na Flipop aqui em São Paulo, e que me deixou ainda mais ansiosa pra ler, porém com medo de acabar com meu emocional. Esse livro conseguiu ser tudo o que eu esperava e completamente diferente do que eu tinha imaginado, ao mesmo tempo. Com um história simples, mas linda, e uma escrita apaixonante, não vejo a hora de poder ler a continuação.

Tartarugas até lá embaixo - John Green
Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu.
Um dos últimos livros que eu li, e com a resenha já pronta, saindo ainda essa semana, o novo livro do John Green é do jeitinho que os livros dele sempre são, mas incrivelmente me emocionando muito mais que o normal. Com personagens e situações complexas, mas falando de um jeito simples até em suas metáforas mais confusas, John Green sempre me deixa sem saber se eu deveria estar rindo ou chorando, ou se os dois.

Para educar crianças feministas: um manifesto - Chimamanda Ngozi Adiche
Nossa premissa feminista é: eu tenho valor. Eu tenho igualmente valor. Não "se". Não "enquanto". Eu tenho igualmente valor. E ponto final.
E pra fechar com chave de ouro, esse hino de manifesto que me fez me apaixonar ainda mais por essa mulher maravilhosa que é a Chimamanda, e me revoltar um pouquinho mais com o mundo machista e misógino que vivemos, ao perceber os detalhes do dia-a-dia que estão na vida das meninas desde muito novas, e que nos restringem de nosso potência total só por sermos meninas. Um livro curto, mas necessário, e que deveria ser lido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário