quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Resenha: Estamos Bem - Nina LaCour

Título: Estamos Bem
Título Original: We Are Okay
Autora: Nina LaCour
Editora: Plataforma 21
Páginas: 224
Ano: 2017
Skoob: Estamos Bem
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★☆☆


Sinopse: Marin deixou tudo para trás. A casa de seu avô, o sol da Califórnia, o corpo de Mabel e o último verão agora são fantasmas que ela não quer revisitar. O retrato de uma história em que já não se reconhece mais. Ninguém nunca soube o motivo de sua partida. Nada se sabe sobre a verdade devastadora que destruiu sua vida. Agora, ela vive em um alojamento vazio e está sozinha no inverno de Nova York. Marin está à espera da visita de sua melhor amiga e do inevitável confronto com o passado. As palavras que nunca foram ditas finalmente se farão presentes para tirá-la das profundezas de sua solidão.

Resenha: Eu, como a maioria dos leitores, fui atraída por  por essa capa linda de Estamos Bem, e depois por ouvir em todos os lugares que o livro era maravilhoso, e sabendo que a autora, Nina LaCour, tinha já lançado um livro com David Levithan, que é dos meus autores preferidos, tive que comprar. Por sorte achei ele em promoção na Festa do Livro da USP, e decidi que ele seria minha primeira leitura de 2018.

O livro conta a história de Mabel, uma aluna do primeiro ano da faculdade que está sozinha nas férias de inverno nos alojamentos da faculdade por não ter para onde ir. Desacostumada com o inverno em Nova York, depois de crescer nas praias californianas, ela lembra dos acontecimentos do seu último verão em casa, quando sua vida mudou para sempre, enquanto espera a visita de sua melhor amiga, Marin, com quem ela não fala desde que saiu de casa.
Eu estava bem um momento atrás. Eu vou aprender como ficar bem de novo.
Mabel lembra de seus últimos meses com seu avô, por quem foi criada e com quem sempre teve um relacionamento estranho, dos sentimentos que tinha quando os amigos de sua mãe a cumprimentavam mesmo sem conhecê-la, e sem ela ter lembraças nenhuma da mãe. Dos sentimento de nostálgia precoce que sentia ao se despedir de seus colegas da vida toda, da confusão e do amor que sentia enquanto explorava sua sexualidade com Marin, e como tudo acabou de forma trágica.
Eu te desejo mais felicidade do que cabe em uma pessoa.
Com tudo isso rondando sua mente, ela passa o fim de semana descobrindo qual é o relacionamento dela com Marin depois de tudo o que aconteceu e da distância, principalmente depois de descobrir sobre o namorado da amiga, e tentando entender o vazio que existe agora dentro dela e se é possível ela voltar a criar laços com outras pessoas.
O problema com a negação é que quando chega a verdade, você não está pronta.
Com cenas muito bem escritas e criando um lindo cenário, que mostra sentimentos delicados de forma única e vívida, Estamos Bem é um livro bom. A personagem, Mabel, passa sensações que já foram vividas por todos nós de forma muito direta, e a escrita de Nina LaCour é simplesmente apaixonante.

Mas, por algum motivo, não consegui gostar tanto do livro. Achei os personagens um pouco rasos demais, principalmente Marin, e sinceramente, quando chegou no que seria o clímax da história eu fiquei "é isso? É mesmo esse o livro que as pessoas estão falando tanto mesmo?". Não que seja um livro ruim, longe disso, e eu gostei muito do final, mas não sei se por ter criado expectativas demais, me decepcionei bastante com o que Ted Mosby  chamaria de a jornada, e esperaria ser o mais interessante. Mas com certeza ainda assim vale a pena para quem gosta do gênero, principalmente de livros fofinhos com uma pitada de drama, e quem gosta de uma escrita delicada e instigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário