segunda-feira, 15 de maio de 2017

Resenha: Paris Para Um e Outros Contos - Jojo Moyes

Título: Paris Para Um e Outros Contos
Título Original: Paris For One and Other Stories
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Ano: 2017
Skoob: Paris Para Um
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★


Sinopse: Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.

No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.

Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.

E em "Lua de mel em Paris", que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.

Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis - você vai ler e se encantar.

Resenha: Acho que praticamente todo mundo que conhece pelo menos um pouco da literatura atual já ouviu falar de Jojo Moyes, principalmente seu grande sucesso Como eu era antes de você que foi adaptado para o cinema ano passado. Eu só conhecia de nome já que, depois que me contaram o final de seu best-seller, eu resolvi não ler (não gosto de finais tristes 😑), mas desde que vi Paris Para Um e Outros Contos a venda na Saraiva, ainda em inglês a mais de um ano atrás, senti que seria um livro perfeito pra mim.

Adoro contos e os desse livro são simplesmente apaixonantes, principalmente o que dá nome ao livro e conta a história de Nell, uma inglesa com uma vida completamente enfadonha e que nunca fez nada de emocionante, até que ela resolve passar o fim de semana em Paris com o namorado. Os problemas começam já na estação de trem na Inglaterra quando seu namorado dá uma desculpa mais que esfarrapada e não aparece, a jovem ainda tem esperança que ele chegue mais tarde mais tarde no hotel, mas quando fica claro que ele não vem ela acaba num quarto minúsculo em Paris sem saber falar francês e praticamente tendo um ataque de pânico. Com a ajuda do destino, e de uma recepcionista muito solicita, ela acaba conhecendo Fabien, um francês aspirante a escritor que acabou de levar um pé na bunda da namorada. Juntos os dois vão descobrindo lados de si mesmos que eles não sabiam que existiam, apaixonando os leitores e dando uma baita vontade de viajar sozinha para Paris.
Algo aconteceu com o rosto dela, alguma mudança sutil. Ela parece relaxada, feliz, confiante. Ele se pergunta como isso pode ter acontecido em quarenta e oito horas. Queria saber o que dizer a ela.
Esse primeiro conto tem cerca de 90 páginas, mas todos os outros são bem menores, com no máximo 10 páginas, tirando o último, Lua de Mel em Paris, com entorno de 50 páginas, que na verdade é uma "prequel" do livro A garota que você deixou para trás, e conta a história da lua de mel dos dois casais principais do livro, Sophie e Édouard, um pintor e sua musa que vivem uma paixão avassaladora no começo do século XX, mas que começam a entrar em crise já na lua de mel, quando a realidade das diferenças entre eles e do passado mulherengo de Édouard aparece. Enquanto isso no século XXI, David e Liv também passam por um crise em sua Lua de Mel em Paris, com David usando os poucos dias da viagem para trabalhar e deixando sua nova esposa sozinha na cidade. As duas histórias são bem sincronizadas, mas eu me apaixonei muito mais pelo primeiro casal, logo de cara eles conseguiram me comover e torcer por eles, enquanto David e Liv eu achei bem blé, nem me importei muito quando descobri que na história do livro, que eu ainda não li mas fiquei bem curiosa, ele já começa morto, e nem fiquei surpresa quando me falaram que as partes do livro que se passam no passado prendem muito mais o leitor, pois isso já acontece no conto.
Fiquei na porta observando meu marido - as costas largas, o cabelo cheio e escuro - antes que ele se de conta da minha presença. Édouard então se virou na minha direção; vi um ligeiro ar de preocupação em seus olhos - o que vem agora? - e isso me magoou.
Os outros contos são uma mistura de pequenas histórias de todos os tipos, como em Entre os tuítes, onde um escândalo de um famoso apresentador de tv toma um rumo surpreendente ou em Sapatos de couro de crocodilo, no qual pegar a bolsa errada na academia acaba mudando totalmente o dia de uma mulher. E o livro ainda tem A lista de Natal onde um taxista faz uma mulher que odeia a vida que tem sair de sua zona de conforto; Assalto, um dos meus preferidos, onde a vendedora de uma loja de jóias começa a conversar com um dos assaltantes e os dois tem uma conexão; Tarde de amor, quando um casal na rotina percebe que eles odeiam sair da rotina; Treze dias com John C, no qual uma dona de casa entediada acha um celular no parque que tudo leva a crer pertencer a uma amante; Um pássaro na mão, em que um casal de antigos amantes se reencontram e percebem que ainda deveriam estar juntos; e O casaco do ano passado, onde uma mulher que está passando por uma crise econômica se apaixona por um casaco.

Com a Jojo Moyes na sessão de autógrafos no Shopping Pátio Paulista em São Paulo

O livro é encantador, super gostoso e rápido de ler, e ainda o tipo de livro que você pode dar de presente sabendo que não tem como errar. Todos os contos tem pontos fortes bem diferentes um dos outros, o que torna cada um muito bom de uma forma única, alguns surpreendentes, outros engraçados ou totalmente apaixonantes, e alguns simples e de alguma forma reconfortantes. E pra quem não sabe, semana passada Jojo Moyes fez sessões de autógrafos no Rio de Janeiro e São Paulo, eu fui uma das 200 sortudas a conhecê-la aqui em SP, foi um evento muito bem planejado pela Intrínseca e pela Saraiva, a Jojo foi uma fofa, muito simpática, e ela ainda anunciou que o conto inicial está sendo negociado para virar filme, e quando ela dividiu essa informaçãozinha comigo só consegui falar "EU VOU AMAR ISSO!!!", porque já consigo imaginá-lo como um filme maravilhoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário