quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Review: Kindred Spirits - Rainbow Rowell

Título: Kindred Spirits
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Macmillans Kids UK
Páginas: 96
Ano: 2016
Nível de inglêsFácil
Goodreads: Kindred Spirits
Avaliação: 


Sinopse: "Todo mundo gosta de tudo esses dias. O mundo inteiro é nerd."
"Você está bravo por quê as pessoas gostam de Star Wars? Você está bravo por quê pessoas como eu gostam de Star Wars?"
"Talvez."

Se você quebrar o coração de Elena, Star Wars iria remendá-lo. Então quando ela decide acampar do lado de fora do cinema da cidade para ver o novo filme, ela está esperando uma celebração com muitas pessoas que amam Han, Luke e Leia tanto quanto ela ama.

Ela não esperava ser a última de uma fila de três pessoas; ter que fazer xixi num copo colecionável de Star Wars atrás de uma lixeira ou conhecer aquela pessoa inesperada que pode realmente entender como ela se sente.


Review: Pra quem não conhece, Kindred Spirits é um conto que Rainbow Rowell, autora de Eleanor & Park, Ligações e Carry On, escreveu para o World Book Day 2016, uma campanha organizada pela UNESCO para celebrar os autores, ilustradores, livros e a leitura em geral. Por ser parte desse movimento, esse livrinho pequenininho é encontrado no mundo todo por preços super baixos.

O conto, que é muito engraçado, se passa em dezembro do ano passado, durante a estréia de Star Wars VII - O despertar da força, e Elena é uma garota muito fã da saga que cresceu com um pai fanático e tem os filmes originais como uma parte muito importante de sua vida. Com o lançamento da sequência acontecendo, apesar do pai dela ter se mudado para longe e não dar notícias, ela resolve acampar na frente do cinema, esperando ter uma experiência igual foi vista no mundo todo quando ela era pequena e a prequels foram lançadas.
"Eu nasci no tempo errado", ela disse. "E no clima errado. Isso deveria ser 1983, e eu deveria estar do lado de fora de Mann's Chinese Theatre em Hollywood, California."
A garota acaba extremamente desapontada quando, ao chegar na fila quatro dias antes do lançamentos, descobre que ela é a última da fila de três pessoas. Mesmo contra a vontade de sua mãe, ela acaba ficando na fila, no frio do inverno americano, e vai conhecendo seus companheiros de fila. O primeiro da fila, Troy, é um cara que já acampou em várias filas de Star Wars, está super animado para a estréia do filme e passa os dias falando de todas as partes de sua ida que envolvem seu amor por Star Wars, já o segundo da fila, Gabe, um menino da mesma idade dela, não quer saber de papo e passa o tempo todo lendo e ignorando eles.
"E a negócio sobre a cultura nerd sendo uma cultura mainstream agora significa que não tem nenhum lugar que você possa ser um nerd entre os nerds - sem ser lembrado que você é um nerd."
Tudo isso muda no meio de umas das noites congelantes que eles estão passando na rua, quando Elena acorda com muita, mas muita vontade de fazer xixi, e não tem nenhum lugar para ir já que durante o dia eles usam os banheiros do cinema ou do Starbucks, e Gabe tem que ajudá-la a fazer xixi num copo atrás de uma lixeira industrial. A situação cômica e extremamente envergonhosa, acaba fazendo os dois conversarem, e a partir daí a conexão entre eles vai aumentando, e não somente por causa de Star Wars.
"Como você pode ter um segredo sombrio envolvendo as prequels de Star Wars? Você é responsável pelo Jar Jar Binks?"
Esse foi um conto muito fofo, muito engraçado, e muito relacionável comigo pra falar a verdade, e eu morri muito de rir lendo ele. Rainbow Rowell mais uma vez demostrou que sua mente brilhante consegue criar história super fofas e simpáticas não importa a situação, e o tema do novo filme de Star Wars foi tão atual e falou com o amor de muita gente que esperava ansiosamente essa sequência. Ela ainda fala sobre essa febre que está agora, onde todo mundo é nerd, e gostar de coisas nerds é ser cool, o que, venhamos e convenhamos, é totalmente verdade. 
"Gabe?" ela disse. "O que?" "Eu não consigo dormir." "Por que não?" "Star Wars!" 
Esse foi um conto super leve e gostoso de ler, deu pra matar um pouquinho da saudade da Rainbow que não lança livro novo desde Carry On, e pra quem é também fã de Star Wars teve um gostinho duplamente especial, e ainda com um final surpreendente e engraçado. Se você quiser comprar Kindred Spirits, ele está a venda na Saraiva, e o preço é super baratinho, você pode ver aqui.

Traduções feitas pela Crie Unicórnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário